Maio Amarelo: Jundiaí é recordista em queda de postes
Conecte-se conosco

Jundiaí

Maio Amarelo: Jundiaí é recordista em queda de postes

Em 2020, a cidade registrou mais de 200 ocorrências de colisões contra postes.

Publicado

em

Em 2017, Jundiaí também esteve em primeiro lugar, e recebeu o mesmo título (Foto: Reprodução)

Para a campanha do Maio Amarelo, a CPFL realizou um levantamento e, no ranking de cidades com mais registros de queda de postes, Jundiaí está em primeiro lugar. No total, a companhia de distribuição de energia elétrica registrou 1.286 colisões de veículos contra postes em todas as cidades de atuação em 2020.

Ainda assim, esse número representa uma queda de 23,63% em relação às ocorrências de 2019, que teve 1.684 casos. “Os acidentes contra postes constituem umas das principais causas de ocorrências na rede elétrica do grupo. Trabalhamos com ações de prevenção no trânsito, levando a nossa mensagem de segurança também aos nossos clientes”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.

De acordo com os dados da empresa, Jundiaí lidera em acidentes de queda de postes, comparado com as outras 27 cidades de São Paulo e a Baixada Santista, que também são administradas pela CPFL. Nossa cidade registrou 241 quedas no ano passado, que também é 29% menor que o número de 2019.

Nossa liderança nessa lista não é novidade. Em 2017, Jundiaí também esteve em primeiro lugar, e recebeu o mesmo título.

Todas as colisões com postes registrados em 2020 resultaram em interrupção no fornecimento de energia para a área. Assim, cada uma das interrupções levou, em média, três horas de serviço da equipe da CPFL para substituição do equipamento, reconstrução da rede de distribuição e reestabelecimento da energia. Além disso, dependendo da gravidade do acidente, os funcionários ainda precisaram aguardar o fim de perícia policial para iniciar o serviço de reparo.

Só até março de 2021, a CPFL registrou o acumulado de 284 registros de quedas de postes. Destes, 42 são de Jundiaí. Confira abaixo o ranking com o Top10 cidades com mais acidentes envolvendo postes:

Ranking de acordo com levantamento da CPFL (Foto: Divulgação)

Além das chances de sofrer um acidente pela falta de segurança, os motoristas ainda podem ter que esvaziar os bolsos. Em casos de quedas de postes em que a distribuidora identifica um culpado legal, este deverá desembolsar entre R$ 2 mil e R$ 3 mil para arcar com os danos causados ao patrimônio da CPFL.

Programa de prevenção de acidentes

A CPFL organizou um projeto, chamado Guardião da Vida, onde abre a discussão sobre o tema “colisão com postes”. Assim, o objetivo é promover uma reflexão sobre atitudes no trânsito que podem ser evitadas, para prevenir acidentes. De acordo com a empresa, essa discussão interessa, seja pela segurança nas estradas, ou no fornecimento de energia elétrica.

Além disso, como parte do movimento Maio Amarelo, a campanha da distribuidora ainda promove ações de estímulo para adoção de atitudes mais seguras no trânsito, tomando responsabilidade pela vida de outras pessoas. Uma das ações é a “Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com Eletricidade (CEPAE)”, que realiza palestras em escolas, associações de bairro, sindicatos de classe e empresas.

Jundiaí

Audiência Pública de revisão do Plano Diretor será realizada nesta quarta (22) na Câmara de Jundiaí

As alterações debatidas correspondem a correções no texto, para evitar ambiguidades ou dupla interpretação e de alterações dos mapas de zoneamento

Publicado

em

Por

Audiência será realizada nesta quarta (22). Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Câmara Municipal de Jundiaí promove nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, mais uma audiência pública de revisão do Plano Diretor. O encontro será realizado na própria Câmara, de forma presencial. O projeto tem por finalidade alterar a Lei nº 9.321, de 11 de novembro de 2019. A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) estará…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia a campanha de arrecadação para crianças do Rio Grande do Sul

A campanha se baseia nos pilares da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças: o brincar e o sonhar como direitos fundamentais da infância.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. A iniciativa, lançada nesta quarta-feira (22), tem como objetivo arrecadar itens essenciais para crianças entre 0 e 12 anos das cidades de Canoas e Colinas. Ambas cidades foram fortemente impactadas pelas enchentes. Motivados pela situação das cidades gaúchas, o prefeito Luiz Fernando Machado entrou em…

Continuar lendo

Jundiaí

Vacina contra gripe ultrapassa 30% do grupo prioritário em Jundiaí

Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas.

Publicado

em

Vacinação em Jundiaí
Doses seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde da cidade. Veja como tomar a vacina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí alcança 34,72% de cobertura da vacina contra a gripe entre grupos prioritários. A campanha, iniciada em 25 de março para idosos, crianças, gestantes e puérperas, já aplicou 61.835 doses. Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas, com índices de apenas 11,75% e 6,55%, respectivamente. Além disso, a adesão de idosos está…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí e TVTEC promovem Festival da Economia Criativa

Evento irá reunir a 36ª edição do Galpão Criativo e o 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária

Publicado

em

Fundação Escola TVTEC. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promovem nos dias 14 e 15 de junho o Festival da Economia Criativa de Jundiaí, reunindo a 36ª edição do Galpão Criativo – Faça Parte de Algo Maior e o 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária. O encontro, que acontecerá no Complexo Argos, reunirá 200 criativos de diversos segmentos da economia…

Continuar lendo

Jundiaí

Mundo das Crianças de Jundiaí terá treinamento de Desengasgo e Reanimação de crianças

A atividade especial ensinará adultos a performar manobras de desengasgo e reanimação cardiopulmonar (RCP) em crianças. Saiba mais.

Publicado

em

A ação é realizada a partir de uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Jundiaí, CCR AutoBAn e Samu Jundiaí (Foto: Divulgação/FMJ)

No dia 25 de maio, o Mundo das Crianças receberá uma atividade que ensinará adultos a performar manobras de desengasgo e reanimação cardiopulmonar (RCP) em crianças. A ação faz parte de uma parceria entre a Liga de Medicina de Emergência da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) com a CCR AutoBAn, o SAMU Jundiaí e o próprio Mundo das Crianças.…

Continuar lendo
Publicidade