Maioria se recusa a dormir em abrigos mesmo em noites frias de Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Maioria se recusa a dormir em abrigos mesmo em noites frias de Jundiaí

De 90 pessoas abordadas, apenas 6 entraram nas Kombis da Prefeitura

Published

on

Moradores de rua se recusam a dormir em abrigos em Jundiaí
Trabalho é realizado em Jundiaí sempre que temperaturas durante a noite ficam abaixo de 13ºC (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um fim de semana que promete registrou as madrugadas mais frias do ano, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), intensificou as ações da operação “Noites Frias” para 2019.

As ações voltadas à população em situação de rua visam à proteção dos mais vulneráveis durante este período do ano, em que as temperaturas atingem os níveis mais baixos. Desde 2018, a operação é deflagrada todas as noites em que a previsão seja de temperaturas inferiores a 13°C, independente do mês.

Além da ida espontânea aos abrigos, durante o período é reforçado o serviço Especializado de Abordagem Social (parceria com SOS), de busca ativa pelos locais onde há maiores concentrações de pessoas em situação de rua.

O maior problema, porém, tem sido a recusa dos abordados em seguir para um abrigo: somente na noite de sexta para sábado, das 90 pessoas em situação de rua abordadas, somente seis aceitaram ir. para os abrigos “Quando se recusam, a equipe oferece cobertores para minimizar o frio, além de luvas e meias”, explica Renata Mangieri, assessora de políticas governamentais de Proteção Social Especial.

Assim como orientado ao longo do ano todo, o atendimento será concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, onde o atendido terá suas necessidades supridas e será encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial. De lá, o atendido será encaminhado para abrigamento noturno, nas cinco unidades das entidades com as quais a Prefeitura tem parceria. Caso os abrigos lotem, a Prefeitura de Jundiaí disponibilizará o Complexo Esportivo Jardim Ângela, na Vila Aparecida.

Quem identificar pessoas na rua pode acionar a Abordagem Social pelo telefone (11) 98531-0146. Para casos de intoxicações ou crises mais graves, o SAMU deverá ser acionado pelo número 192, para destinação ao cuidado hospitalar. Ao longo do ano, o Centro Pop também recebe doações de alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza.

Jundiaí

Janeiro Branco: APAE Jundiaí reforça o cuidado com a saúde mental das famílias atípicas

Marcelo Santos, psicólogo da associação, diz que cuidadores também devem cuidar de si.

Published

on

Reunião da APAE Jundiaí.
Janeiro Branco na APAE Jundiaí tem como foco a saúde mental dos familiares e cuidadores (Foto: Divulgação)

Neste Janeiro Branco, a APAE Jundiaí destaca a importância de refletir sobre o bem-estar emocional das pessoas que cuidam e apoiam o desenvolvimento de indivíduos com deficiência intelectual e múltipla. Reconhecendo os desafios diários enfrentados por esses cuidadores, a instituição promove ações de acolhimento e orientação para fortalecer a saúde mental das famílias atípicas. “Quando a pessoa que cuida negligencia…

Continue Reading

Jundiaí

Confira os novos horários dos espaços culturais de Jundiaí

Alteração atende demandas do público e visa ampliar as atividades ofertadas na cidade.

Published

on

Fábrica das Infâncias Japy
Na Fábrica das Infâncias Japy, os visitantes podem aproveitar de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) anunciou os horários de funcionamento dos espaços culturais de Jundiaí, em São Paulo, para os próximos meses. A alteração atende às demandas do público e busca ampliar o acesso às atividades oferecidas nos espaços. Veja as informações completas: Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot Localizada no Complexo Argos (Avenida Dr. Cavalcanti, 396), a biblioteca…

Continue Reading

Jundiaí

Espaço Jundiaí Empreendedora: vagas, coworking e cursos gratuitos para impulsionar sua carreira

Humberto Cereser destaca as facilidades do programa para empregadores, empreendedores individuais e grandes empresas.

Published

on

Espaço Jundiaí Empreendedora
Espaço Jundiaí Empreendedora (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Espaço Jundiaí Empreendedora se consolida como um importante centro de apoio para trabalhadores, empreendedores e empresas da região. Localizado no Maxi Shopping Jundiaí, o espaço oferece uma variedade de serviços gratuitos que vão além da simples oferta de vagas de emprego. Entre as principais funcionalidades, destacam-se cursos de empreendedorismo, salas para treinamentos e processos seletivos, além do primeiro coworking…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo