Prefeitura de Jundiaí reforça o uso de repelentes para ajudar no combate à dengue
Connect with us

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí reforça o uso de repelentes para ajudar no combate à dengue

Em ação nos Terminais de Ônibus, equipes da saúde falarão sobre plantas com ação repelente, além de ensinar o modo de utilizar

Published

on

Atualizado há

Nesta semana, equipe está orientando sobre plantas com ação repelente nos Terminais de Ônibus. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Retirar pratos de vasos, virar as garrafas com a boca para baixo, manter lajes e calhas limpas, tampar o lixo, eliminar quaisquer objetos que possam acumular água são as principais orientações para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e de outras arboviroses. Em complemento a essas ações, o uso de repelentes é uma medida auxiliar para evitar as doenças.

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, Ana Cláudia J. Rodrigues, explica que os repelentes funcionam como uma barreira que impede o mosquito de chegar ao hospedeiro, que é o ser humano. “No caso das pessoas que já estão contaminadas, o produto auxilia para que o mosquito não infectado não se contamine com o sangue que está com o vírus da dengue e acabe levando a doença para outras pessoas posteriormente”, informa.

Além dos produtos industrializados que possuem registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tiveram a eficácia comprovada para ação contra o Aedes aegypti, algumas plantas medicinais e aromáticas têm óleos essenciais comprovados com ação de repelência aos mosquitos e podem ser manipuladas em casa para a produção repelentes para o corpo e também de spray de ambiente.

“A diferença de um produto industrializado é que a planta apresenta maior ou menor teor dos óleos essenciais, conforme o local de plantio, e os industrializados têm a concentração dos ativos padronizados”, esclarece.

Na lista de plantas medicinais ricas em óleos essenciais e com boa eficácia e baixa toxidade, estão o alecrim, o eucalipto limão, a canela, a citronela, o cravo e o hortelã. “O importante é saber que, além do preparo correto, com componentes adequados e quantidade ideais, existe a necessidade de repetidas aplicações a fim de manter o efeito repelente. Também é fundamental ter em mente que o uso do produto é um complemento e não dispensa e nem substitui as demais medidas de combate às doenças transmitidas por mosquitos. No caso do Aedes, se não tiver água parada, ele não nasce”, acrescenta Ana Cláudia.

Nesta semana, durante a ação da Prefeitura nos Terminais de Ônibus de orientação e conscientização sobre a dengue, as equipes da saúde falarão sobre as plantas medicinais e aromáticas com ação repelente, além de ensinar o modo de utilizar.

Jundiaí

Bem-estar ao ar livre: visite refúgios verdes de Jundiaí

Jundiaí, cidade rica em áreas verdes, oferece várias opções para quem quer relaxar, praticar esportes ao ar livre ou apenas contemplar a paisagem.

Published

on

Parque da Cidade de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em meio à rotina intensa da vida urbana, encontrar momentos de descanso e conexão com a natureza é essencial para a saúde e o bem-estar. Jundiaí, cidade rica em áreas verdes, oferece várias opções para quem quer relaxar, praticar esportes ao ar livre ou apenas contemplar a paisagem. Confira alguns dos espaços verdes de Jundiaí que garantem lazer para moradores…

Continue Reading

Jundiaí

Aos 100 anos, Pedrão esbanja saúde e sabedoria em Jundiaí

O segredo da longevidade está no amor e proatividade, segundo Omissolo.

Published

on

Pedro Omissolo completa 100 anos.
Natural de Louveira, Pedrão vive em Jundiaí (Foto: Arquivo pessoal)

Nascido no dia 9 de novembro de 1924, na cidade de Louveira (SP), Pedro Omissolo, conhecido pelos familiares e amigos como “Pedrão”, completa 100 anos em uma festa pra lá de especial.  Giuliane Omissolo, sua neta, diz que o segredo da longevidade de Pedrão está no amor e na proatividade. “Manter-se ativo e estar ao lado das pessoas que ama.…

Continue Reading

Jundiaí

Chuva não impede montagem da arena para o Festival Fextou, em Jundiaí

Com o início marcado para os dias 15 e 16 de novembro, o Festival Fextou promete grandes atrações e uma estrutura completa para receber o público.

Published

on

Montagem Festival Fextou
Foto: Divulgação

A estrutura para o Festival Fextou está em fase final de montagem no Parque da Uva, em Jundiaí, com centenas de profissionais envolvidos no processo. A expectativa de atraso foi desfeita pela equipe de produção, que garante que o cronograma está dentro do planejado, mesmo com as chuvas recentes. Segundo Wandy Nogueira, um dos produtores do Festival Fextou, há uma…

Continue Reading

Jundiaí

Comércio de Jundiaí estende horário até às 18h neste sábado (9)

A extensão no horário dos sábados dos comércios de Jundiaí, pode resultar em um aumento significativo nas vendas, chegando até 30%.

Published

on

Comércio de Jundiaí
Foto: Sincomercio Jundiaí e Região

O comércio de Jundiaí funcionará em horário estendido neste sábado (9), atendendo até as 18h. Esse horário especial é uma prática comum no primeiro sábado após o quinto dia útil do mês e está garantido pela cláusula quadragésima oitava da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Essa extensão permite que as lojas, tanto no centro quanto nos bairros, aproveitem uma oportunidade…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí celebra 50 anos da 1ª turma de formados

Vinte e um médicos da primeira turma irão participar da solenidade neste sábado (9). Confira!

Published

on

Foto de 50 anos atrás da FMJ.
Solenidade histórica fará homenagem aos alunos, professores e colaboradores (Foto: Divulgação/ FMJ)

Na manhã deste sábado (9), a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) será palco de uma solenidade histórica: a comemoração dos 50 anos da primeira turma de graduados da instituição.  O evento terá representantes dos fundadores e idealizadores da faculdade, como José Roberto Castro e Renata Sampaio Rodrigues, filho e neta do médico fundador da instituição, Dr. Jayme Rodrigues. Outros…

Continue Reading
Advertisement