Semana do Autismo promovida pela APAE de Jundiaí leva informação e acolhimento às famílias
Conecte-se conosco

Jundiaí

Semana do Autismo promovida pela APAE de Jundiaí leva informação e acolhimento às famílias

Até o dia 5, ação busca levar informação e acolhimento às famílias que já receberam o diagnóstico ou que aguardam o laudo conclusivo

Publicado

em

Atualizado há

Atividades lúdicas com as crianças promovem a atenção, foco e concentração. Foto: APAE Jundiaí

Receber o diagnóstico de autismo de um filho pode ser um momento desafiador, principalmente pelas quebras de expectativas e as inseguranças quanto ao futuro da criança, a necessidade de suporte no dia a dia e a sua inclusão da pessoa na sociedade. Lidando com estes sentimentos, diariamente, a APAE de Jundiaí está promovendo entre os dias 2 e 5 de abril, a Semana de Conscientização Sobre o Autismo, com o projeto Pais no Atendimento, cujo foco é levar informação e acolhimento às famílias que já receberam o diagnóstico ou que ainda aguardam o laudo conclusivo.

Nesta terça-feira, dia 2/4, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a APAE reuniu os profissionais da Educação para receber os pais e familiares com informação, orientação e acolhimento, enquanto as crianças participam de atividades lúdicas acompanhadas dos terapeutas, na Sala de Treinamento da instituição. De acordo com Cíntia Luquesi, a cada 30 minutos, entra um novo grupo de atendimento. “Esse é o nosso papel, nós estamos aqui para orientar e levar conforto e informação para as famílias”, explicou.

O psicólogo Flávio Sousa explicou que assim que recebe o laudo do diagnóstico, entra em contato com os familiares. “Procuramos acolhê-los, ouvindo suas dúvidas e seus medos com muita empatia. Falamos sobre o transtorno do espectro autista e explicamos o que é mito e o que é verdade. Outro momento importante desta conversa, é entender a dinâmica da família e, a partir disso, oferecer orientações pontuais de manejo e comportamento. Esta acolhida reforça a parceria que está sendo estabelecida naquele momento, uma tríade: família, escola e APAE”, explicou. “A partir do diagnóstico, os pais ficam se perguntando ‘e agora’? E nós mostramos pra eles que não estão sozinhos”, completou.

Daiane Lima Rodrigues da Rosa é mãe do Cauã, de 6 anos e há dois meses recebeu o diagnóstico de autismo. “Achei que ia ser mais difícil. Não é fácil receber o diagnóstico e aceitar, mas está sendo tranquilo porque a APAE está dando todo o suporte e orientação que precisamos”, destacou. “É difícil para a mãe aceitar. A mãe é a última pessoa a querer enxergar. De tanto as pessoas falarem, comecei a pesquisar e agora, com o diagnóstico, estamos mais tranquilos, porque acredito que ele terá o melhor atendimento”, contou, emocionada. “Quando recebi o diagnóstico, confesso que chorei, mas os profissionais me confortaram e continuam me confortando quando me orientam como cuidar dele. Algumas atitudes do Cauã que sempre vi como manhoso, estou aprendendo a lidar e a ter mais paciência”, completou.

Parcerias da Semana

A coordenadora de Captação de Recursos, Luciana França, trouxe duas parcerias para a Semana de Conscientização do Autismo: a CB Espaço Kids Recreação, que forneceu o personagem Mickey para interação com as crianças, e a Supera Jundiaí, a maior rede de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina.

“Somos vizinhos da APAE, aqui na Vila Arens, e trabalhamos com jogos e atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo em qualquer faixa etária: atendemos autistas, pacientes com TDAH, pessoas que querem desenvolver as infinitas capacidades do cérebro, idosos e pacientes com Alzheimer”, explicou Maria Claudete Paredes, da Supera. “Os jogos promovem visão espacial, atenção, concentração e foco, além da coordenação motora fina, tudo de forma lúdica”, explicou, reforçando que o Método Supera é indicado para todas as idades, de 4 a 104 anos. “Nos adultos, aumenta o desempenho em seus projetos e, nos idosos, mantém o cérebro ativo, exercitando a atenção, a memória e a coordenação motora, prevenindo e retardando doenças degenerativas”, reforçou.

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade