Alunos de outras cidades tentam se matricular em escolas municipais de Jundiaí
Conecte-se conosco

Educação Pública

Alunos de outras cidades tentam se matricular em escolas municipais de Jundiaí

Grupo técnico foi montado para evitar fraudes. Em uma das regiões, 20% dos alunos eram de fora da cidade

Publicado

em

Atualizado há

Alunos de outras cidades tentam se matricular em escolas municipais de Jundiaí
Alunos de outras cidades tentam se matricular em escolas municipais de Jundiaí (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A equipe técnica da Unidade de Gestão de Educação visitou os endereços apresentados às Escolas Municipais de Educação Básica de Jundiaí (EMEBs), nos últimos meses, e constatou que 20% dos estudantes são de cidades vizinhas, sobrecarregando a rede jundiaiense. 

A validação foi realizada por uma equipe credenciada e identificada com crachá da Unidade de Gestão/Prefeitura de Jundiaí. Após constatado que o estudante não reside no município, os responsáveis são orientados a buscar atendimento na cidade onde mora. 

Jundiaí registra alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com 7,1, que comprova a excelência na rede de ensino. Com isso, muitas pessoas de outras cidades buscam os equipamentos do município.

“Isso sobrecarrega a nossa rede e restringe o acesso do próprio jundiaiense. Para evitar o problema a unidade fará visita para confirmar os endereços apresentados pelos responsáveis às escolas”, explica a gestora Vasti Ferrari Marques. 

Apenas na primeira escola visitada, localizada no bairro Agapeama, que era para atender crianças da região, de 570 alunos, 100 são de cidades vizinhas, segundo levantamento. 

“Entendemos que a nossa educação é de qualidade, com oferta de material escolar, alimentação orgânica, uniforme, inglês a partir dos 4 anos, italiano inserido na grade e o Fab Lab para formar gerações preparadas”, salienta a gestora. “No entanto, parte da população de Jundiaí está sendo prejudicada por falta de vagas próximo a sua residência, por exemplo”, explica. 

Após a primeira operação, a visitação seguirá nos endereços registrados em fila de espera para vagas em creches em Jundiaí, a partir do dia 09 de setembro. Atualmente, existem 2.574 mil crianças entre 0 e 3 anos na lista de espera.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade