Em São Paulo, pais poderão decidir se filhos voltam ou não para a escola
Conecte-se conosco

Educação Pública

Em São Paulo, pais poderão decidir se filhos voltam ou não para a escola

Os que optarem pelo retorno das aulas presenciais, deverão assinar termo de comprometimento

Publicado

em

Atualizado há

Criança em sala de aula com máscara e álcool em gel
Pais deverão garantir que filhos não esqueçam máscara e álcool em gel. (Foto: freepik)

O Conselho Municipal de Educação de São Paulo entende que os pais poderão optar por mandar os filhos ou não para a escola, mesmo após o retorno das aulas presenciais na capital. Uma resolução, ainda em andamento, vai estabelecer que o aluno não receberá falta se a família decidir mantê-lo em casa, em sistema de educação remota.

Segundo a revista EXAME, os pais também não poderão ser responsabilizados judicialmente – a matrícula e a presença na escola são obrigatórias por lei no País para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos.

A medida, também defendida pela Secretaria Municipal de Educação, também determina que pais que decidirem enviar seus filhos à escola assinem um termo de de comprometimento.

Ficará sob responsabilidade dos pais medir a temperatura dos filhos antes de sair de casa e garantir que as crianças não esqueçam máscaras e álcool em gel. Os telefones de contato de emergência deverão ser atualizados e a família deverá assegurar a escola que buscará o filho se ele apresentar algum sintoma.

Além da cidade de São Paulo, o Conselho Nacional de Educação já tem um parecer sobre a questão. A opção de educação remota se dará apenas para alunos que tenham comorbidades na família ou algum problema de saúde, segundo explica a relatora Maria Helena Guimarães de Castro.

Mesmo assim, o Conselho aprova a decisão do Conselho da capital.

“A responsabilidade deve ser conjunta, de pais e Estado, assim como pede a Constituição”, diz o conselheiro Mozart Neves.

“Assim como há famílias querendo e precisando que os filhos retornem, há outras muito amedrontadas e elas não podem ser punidas”, diz a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rose Neubauer. “É preciso que os pais tenham a opção, como aconteceu em outros países”.

O Ministério da Educação (MEC), que vem recebendo críticas em relação a ausência de diálogo sobre o retorno das aulas presenciais, informou que Estados e municípios têm autonomia para tomar essa decisão.

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo deve discutir o assunto em breve.

A organização prevê que apenas 35% dos alunos retornem à escola, pelo menos nesta primeira etapa de volta às aulas.

Segundo o Plano São Paulo, do governo do Estado, as aulas poderiam voltar a partir de 8 de setembro se 100% das regiões estiverem na fase amarela do plano de retomada durante 14 dias.

Com informações da revista EXAME.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade