Professora dirige 70 km por conta própria para dar aula a aluno surdo
Conecte-se conosco

Educação Pública

Professora dirige 70 km por conta própria para dar aula a aluno surdo

Toda semana, ela paga a gasolina e vai com o próprio carro pela estrada de terra

Publicado

em

Atualizado há

Professora e aluno debaixo de um pé de manga
Aulas acontecem debaixo de um pé de manga. (Foto: Reprodução/Fantástico)

Joyce Barcelos Barbosa, professora intérprete de uma escola em Linhares, no interior do Espírito Santo, dirige 70 quilômetros toda semana para chegar até Edilson Gomes da Silva, aluno surdo que mora em um pequeno vilarejo no interior, onde não há sinal de internet.

A professora leva atividades dos professores das disciplinas regulares e transmite as aulas para o jovem, que está no 1º ano do Ensino Médio. Ela paga a gasolina e vai com o próprio carro pela estrada de terra.

“É uma longa parte de estrada de chão. Muitos buracos. Quando chove é bem difícil o acesso”, conta.

Ainda assim, ela não pense em desistir.

Além de manter Edilson atualizado com as lições, essa também é uma forma de interação. Na família do estudante, apenas o tio sabe se comunicar por Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Primos, irmãs e a própria mãe ainda não aprenderam, o que torna a comunicação mais difícil, limitada à leitura labial e ao aparelho de surdez.

As aulas acontecem debaixo de um pé de manga, com uma distância segura entre aluno e professor.

“Ele adora matemática”, diz a professora.

O esforço de Joyce tem gerado frutos. Edilson quer ser professor.

“Quero ser professor, intérprete de Libras, porque quero ensinar os alunos”, explica o jovem.

Para Joyce, isso é o que a motiva.

“São pequenas atitudes, pequenos gestos que a gente faz no nosso dia a dia que faz o mundo se tornar diferente e melhor”, conclui a professora.

Com informações do G1.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo