Emeb Candelário terá estrutura pré-fabricada com 300 toneladas de aço e cimento
Conecte-se conosco

Educação Pública

Emeb Candelário terá estrutura pré-fabricada com 300 toneladas de aço e cimento

Unidade da Vila Hortolândia contará com 800 alunos da rede de ensino municipal

Publicado

em

Obra da Emeb Candelário terá estrutura pré-fabricada com 300 toneladas de aço e cimento
Emeb Candelário terá estrutura pré-fabricada com 300 toneladas de aço e cimento (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Os 800 alunos da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, contarão com o maior e mais moderno prédio da rede de municipal de educação de Jundiaí.

A construção será feita com módulos pré-fabricados, com 300 toneladas de aço e cimento. Tudo para compor os três andares da unidade de 4,7 mil metros quadrados. 

“A construção da Emeb Candelário, que será mais uma unidade Escola Inovadora, é fruto da junção de contrapartidas e investimentos do ‘Avança Jundiaí’, e vem atender uma demanda antiga da população, para um prédio datado da década de 1970. O investimento total será de R$ 10,5 milhões, com um sistema construtivo rápido e eficiente”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, o projeto do prédio foi concebido com a participação das crianças que serão alunas da unidade. “As crianças fizeram sugestões sobre o que gostariam de ter na escola e esse processo construtivo e integrado de participação faz parte das iniciativas da Cidade das Crianças, que Jundiaí está inserida”, detalha.

LEIA TAMBÉM:

Jundiaí incentiva alimentação saudável nas escolas municipais

Nas férias, manutenções são intensificadas nos prédios das escolas de Jundiaí

Construção

As peças que serão usadas para a construção já estão em fabricação. Ao todo serão usados 53 pilares, 94 vigas retangulares, 85 vigas de apoio, 18 calhas tipo ‘U’, mais de 320 lajes alveolares, além de placas, escadas entre outras peças. A produção demandará 100 toneladas de aço e 200 toneladas de cimento. O projeto é exclusivo e a fabricação feita peça por peça. 

“O modelo pré-fabricado é rápido e eficiente. Cada construção é única e feita com peças exclusivas, a partir do projeto. A escola é de médio porte e serão usadas 125 carretas para o transporte do material para a construção do prédio”, explica o coordenador de projetos da empresa fabricante, Renato Büll.

Segundo o gestor adjunto de Obras de Infraestrutura da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) Ademir Pedro Victor, a Emeb Candelário terá 4,7 mil metros quadrados de área e contará com uma biblioteca, laboratório, auditório, 14 salas de aula e uma quadra coberta, distribuídos em três pavimentos acessíveis. 

“Também será instalado um painel fotovoltaico para geração de energia solar. A escola será integrada à praça localizada ao lado e contará com dispositivos sustentáveis, como iluminação em LED, preparação para recepção de energia eletrovoltaica, aquecimento solar (água) e reuso de água para limpeza de área externa”, detalha.

O terreno que receberá a construção foi preparado com a demolição do prédio antigo, limpeza e remoção de entulho. O próximo passo será a sondagem de solo, colocação de colunas e início da montagem do prédio.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade