Governo de SP lança aulas em tempo real por TV aberta e celular a estudantes da rede estadual
Connect with us

Educação Pública

Governo de SP lança aulas em tempo real por TV aberta e celular a estudantes da rede estadual

Centro de Mídias SP terá parceria com operadoras de telefonia para garantir que alunos mais vulneráveis tenham aulas sem custo de internet

Published

on

Foto do governo do Estado de São Paulo, João Doria
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa sobre o coronavírus (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Governador João Doria anunciou na sexta-feira (3) o lançamento do Centro de Mídias da Educação de SP, uma plataforma que vai permitir que os estudantes da rede estadual tenham acesso gratuito a aulas ao vivo.

Além das videoaulas, a plataforma também oferece conteúdos pedagógicos durante o período de isolamento social provocado pelo combate à Covid-19.

Ao todo, 3,5 milhões de alunos da rede pública terão acesso ao ensino de qualidade com professores e especialistas da Secretaria da Educação, segundo Doria.

Segundo o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, o aplicativo permite grande interação entre professor e aluno. “Os professores estarão o mais próximos possíveis de cada um dos alunos”, afirma.

O download do Centro de Mídias de SP está disponível para os sistemas Android e iOS. Para acessar, é necessário fazer um cadastro com os mesmo dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED).

O aplicativo foi desenvolvido pela IP.TV e doado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante a suspensão das aulas. Além da ferramenta, o Governo de São Paulo também fechou contrato com a TV Cultura, que vai transmitir as aulas por meio do canal digital 2.3 – TV Cultura Educação.

A Seduc vai patrocinar internet para que os alunos e professores tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo. Para isso, firmará contrato com a Claro, Vivo, Oi e Tim, ou seja, o aluno vai conseguir acessar as atividades mesmo sem sinal de internet Wi-Fi ou sem créditos.

A Amazon Web Services (AWS) vai disponibilizar, sem custo, a infraestrutura de servidores e redes para garantir a transmissão das aulas.

Lançamento

A aula inaugural de robótica será realizada na segunda-feira (6), com a professora Débora Garofalo, eleita uma das dez melhores professoras do mundo em 2019.

A apresentação será transmitida simultaneamente pelo App do Centro de Mídias SP e será sobre cultura maker, robótica e sustentabilidade. O estudante aprenderá como construir uma mão mecânica com papelão e barbante.

O Centro de Mídias SP vai disponibilizar aulas ao vivo ministradas pelos professores da rede, permitindo que os alunos façam interações por meio de chat e vídeos.

As aulas serão operadas em dois estúdios da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores da Educação do Estado de São Paulo (Efape), vinculada à Seduc. Além dos professores da rede, a plataforma vai contar com apresentações de youtubers.

No aplicativo haverá diversos canais, focados nos estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Pela TV Cultura, será possível ter acesso a videoaulas e atividades transmitidas inclusive em tempo real. A grade horária será dividida por etapas. Haverá componentes alternados a cada semana, sendo que matemática e língua portuguesa serão aplicados toda semana.

Os alunos dos anos iniciais terão programação específica transmitida pela canal TV Cultura Educação, e ainda receberão um material impresso disponibilizado pela Seduc.

As aulas da rede estadual de São Paulo estão suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle à propagação do coronavírus, como a Seduc antecipou o período de férias e recesso escolar, os alunos contarão como dias letivos a partir do dia 22 de abril.

Depois da reabertura das escolas, a ferramenta vai continuar sendo usada para complementar as atividades presenciais.

Clique aqui para acessar o conteúdo!

Educação Pública

Inscrições para o Prouni 2025 começam nesta sexta-feira (24)

Os interessados devem acessar o portal Acesso Único e realizar o login com o CPF e a senha cadastrada no gov.br.

Published

on

Aluna de Prouni
Foto: Divulgação/ MEC

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e vão até as 23h59 do dia 28. Os interessados devem acessar o portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni) e realizar o login com o CPF e a senha cadastrada no gov.br. Durante o período de inscrição, o candidato poderá: Escolher até…

Continue Reading

Educação Pública

Instituto Federal Jundiaí abre matrículas para aprovados no Processo Seletivo EJA 2025

Candidatos devem realizar a matrícula até dia 20 de janeiro, das 8h às 20h, na sede da instituição.

Published

on

IFSP - Instituto Federal oferece mais de 7 mil vagas para cursos
IFSP Jundiaí abre matrículas para aprovados no Processo Seletivo EJA 2025 (Foto: Divulgação/IFSP Jundiaí)

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Avançado de Jundiaí, em São Paulo, anunciou o início do período de matrícula para os aprovados no Processo Seletivo EJA 2025, destinado aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.  Os candidatos aprovados devem comparecer presencialmente entre os dias 15 e 20 de janeiro de 2025 para efetuar a matrícula. É necessário…

Continue Reading

Educação Pública

Governo pagará bolsa para estimular formação de professores; entenda

Estudantes de licenciatura e professores em áreas carentes terão incentivos financeiros para impulsionar a educação pública no Brasil.

Published

on

Professora com alunos em sala de aula.
Programa contemplará também professores formados que atuam em áreas de carência (Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)

O Governo Federal lançou no Palácio do Planalto, na terça-feira (14), um pacote de ações voltadas para melhorar a qualidade de ensino na Educação Básica. O programa foi nomeado como ‘Mais Professores para o Brasil’. Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana, a desvalorização…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo