Governo de SP lança aulas em tempo real por TV aberta e celular a estudantes da rede estadual
Conecte-se conosco

Educação Pública

Governo de SP lança aulas em tempo real por TV aberta e celular a estudantes da rede estadual

Centro de Mídias SP terá parceria com operadoras de telefonia para garantir que alunos mais vulneráveis tenham aulas sem custo de internet

Publicado

em

Foto do governo do Estado de São Paulo, João Doria
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa sobre o coronavírus (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Governador João Doria anunciou na sexta-feira (3) o lançamento do Centro de Mídias da Educação de SP, uma plataforma que vai permitir que os estudantes da rede estadual tenham acesso gratuito a aulas ao vivo.

Além das videoaulas, a plataforma também oferece conteúdos pedagógicos durante o período de isolamento social provocado pelo combate à Covid-19.

Ao todo, 3,5 milhões de alunos da rede pública terão acesso ao ensino de qualidade com professores e especialistas da Secretaria da Educação, segundo Doria.

Segundo o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, o aplicativo permite grande interação entre professor e aluno. “Os professores estarão o mais próximos possíveis de cada um dos alunos”, afirma.

O download do Centro de Mídias de SP está disponível para os sistemas Android e iOS. Para acessar, é necessário fazer um cadastro com os mesmo dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED).

O aplicativo foi desenvolvido pela IP.TV e doado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante a suspensão das aulas. Além da ferramenta, o Governo de São Paulo também fechou contrato com a TV Cultura, que vai transmitir as aulas por meio do canal digital 2.3 – TV Cultura Educação.

A Seduc vai patrocinar internet para que os alunos e professores tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo. Para isso, firmará contrato com a Claro, Vivo, Oi e Tim, ou seja, o aluno vai conseguir acessar as atividades mesmo sem sinal de internet Wi-Fi ou sem créditos.

A Amazon Web Services (AWS) vai disponibilizar, sem custo, a infraestrutura de servidores e redes para garantir a transmissão das aulas.

Lançamento

A aula inaugural de robótica será realizada na segunda-feira (6), com a professora Débora Garofalo, eleita uma das dez melhores professoras do mundo em 2019.

A apresentação será transmitida simultaneamente pelo App do Centro de Mídias SP e será sobre cultura maker, robótica e sustentabilidade. O estudante aprenderá como construir uma mão mecânica com papelão e barbante.

O Centro de Mídias SP vai disponibilizar aulas ao vivo ministradas pelos professores da rede, permitindo que os alunos façam interações por meio de chat e vídeos.

As aulas serão operadas em dois estúdios da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores da Educação do Estado de São Paulo (Efape), vinculada à Seduc. Além dos professores da rede, a plataforma vai contar com apresentações de youtubers.

No aplicativo haverá diversos canais, focados nos estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Pela TV Cultura, será possível ter acesso a videoaulas e atividades transmitidas inclusive em tempo real. A grade horária será dividida por etapas. Haverá componentes alternados a cada semana, sendo que matemática e língua portuguesa serão aplicados toda semana.

Os alunos dos anos iniciais terão programação específica transmitida pela canal TV Cultura Educação, e ainda receberão um material impresso disponibilizado pela Seduc.

As aulas da rede estadual de São Paulo estão suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle à propagação do coronavírus, como a Seduc antecipou o período de férias e recesso escolar, os alunos contarão como dias letivos a partir do dia 22 de abril.

Depois da reabertura das escolas, a ferramenta vai continuar sendo usada para complementar as atividades presenciais.

Clique aqui para acessar o conteúdo!

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade