Pais e alunos aprovam plataforma online para divulgação de conteúdos escolares
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Pais e alunos aprovam plataforma online para divulgação de conteúdos escolares

38 mil crianças da rede municipal seguem com os estudos através das atividades online

Publicado

em

Quatro capas de gibis da Turma da Mônica
Gibis da Turma da Mônica também estão disponíveis aos alunos. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A ausência de alunos da rede municipal de Ensino de Jundiaí nas salas de aula, uma das medidas preventivas de combate ao Novo Coronavírus (COVID-19), mudou a rotina das cerca de 38 mil crianças matriculadas nas EMEBs e de seus pais. Os estudantes, porém, seguem em atividade com o uso da plataforma de conteúdo online que, há uma semana, oferece conteúdo educativo para as crianças neste período de suspensão das aulas, que acarretou o isolamento social.

A plataforma, que pode ser acessada por computador, tablet ou smartphone, está à disposição de moradores de 86,7% de residências jundiaienses com acesso à rede mundial de computadores, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A cidade dispõe de 126 mil pontos de acesso à banda larga e mais de 416 mil cidadãos com acesso à telefonia móvel. Vale lembrar que Jundiaí possui atualmente cerca de 420 mil habitantes.

Os alunos da Rede Pública estão conferindo na plataforma as sugestões de atividades da Unidade de Gestão de Educação (UGE) para fazer em casa, como exercícios de várias matérias, pinturas, brincadeiras e dicas de leitura, inclusive com a disponibilização de gibis da Turma da Mônica para a leitura online. A ferramenta está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí.

Katia Arlinda Domingos dos Santos é mãe de Eloisa Moreira dos Santos, de sete anos, aluna do 2º ano da EMEB Marly de Marco Mendes Pereira, no bairro Fazenda Grande. “A estratégia da UGE voltada às crianças nesta época de quarentena é de excelência. Minha filha continua estudando e, neste domingo, o dia foi de tarefas de inglês”, disse Katia, satisfeita em ver o empenho da menina acessando a plataforma criada pela Prefeitura.

A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, lembrou que o conteúdo oferecido às crianças não vai substituir ou repor as aulas presenciais planejadas e, que no momento, não podem ser dadas em função do isolamento social. “Criamos as atividades para dar aos pais insumos para os meninos e meninas estudarem em casa. Estamos recebendo informações dos responsáveis de como as crianças vêm lidando com a mudança de rotina. Muitas delas estão se adaptando bem, realizando seus deveres de casa, lendo e interagindo com os pais. É o que buscamos com a plataforma online”, destacou.

O conteúdo criado pela equipe da UGE foi pensado para que os adultos possam participar das atividades rotineiras de seus filhos, desde o momento em que a garotada acorda e faz a higiene pessoal, passando pelos momentos de tomar café da manhã e de estudar. “Buscamos a criação de vínculos afetivos entre as partes. Esta interação, através de atividades que despertem nas crianças o interesse pela leitura, contação de histórias e brincadeiras, é fundamental para que os objetivos da proposta sejam alcançados”, reforçou Vastí Ferrari Marques.

Reorganização

No último sábado (4), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, anunciou a reorganização do calendário das escolas da Rede Municipal de Ensino, que terá 182 dias letivos em 2020 e 910 horas pedagógicas. Os 38 mil alunos seguirão em isolamento social de 6 a 20 de abril, em casa.

As férias escolares de meio de ano, normalmente marcadas para julho, serão antecipadas para o período entre 22 de abril e 3 de maio. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas justamente no pico da pandemia, previsto para abril, segundo o Ministério da Saúde. No segundo semestre de 2020, haverá um recesso escolar de 12 a 16 de outubro e o término das aulas ocorrerá em 22 de dezembro.

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo
Publicidade