Alunos do Senac Jundiaí mantém desenvolvimento de projetos sociais virtualmente
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Alunos do Senac Jundiaí mantém desenvolvimento de projetos sociais virtualmente

Planejamento para implementação de projetos segue mesmo com aulas online

Publicado

em

Homem de terno em vídeo chamada pelo notebook
Aulas online possibilitaram encaixe de novos palestrantes. (Foto: pressfoto)

Mesmo com as aulas presenciais suspensas, os alunos do curso Coordenador de Projetos Sociais do Senac Jundiaí têm enfrentado os desafios das aulas remotas e de manter o engajamento nos encontros virtuais. A docente, Helena Pedrosa, sabe das dificuldades que o ensino a distância traz para aqueles alunos que estavam habituados às aulas presenciais, mas mostra que é possível seguir aprendendo e desenvolvendo ações com a comunidade.

“Essa é uma turma muito unida. Devido às características do próprio curso – que tem muito a ver com o momento que estamos vivendo –, os alunos se organizaram e dividiram-se em quatro grupos para desenvolver os projetos sociais com a comunidade. As instituições abraçaram os projetos e estão participando dos encontros, realizados de forma on-line. Para os projetos, temos contado também com o auxílio dos docentes das áreas de gestão e negócios, desenvolvimento social, design e gastronomia”, conta Helena.

A aluna do curso e também psicóloga, Larissa Georgetti, destacou que em razão do isolamento social foi necessário o uso de mais recursos tecnológicos, o que exigiu uma adaptação de todos. “Consigo enxergar pontos positivos, como a participação de todos durante os encontros, que são importantes tanto para manter o conteúdo em dia, como para nos aproximar um dos outros, colaborando para a promoção da saúde mental dos participantes. Estamos animados para quando possível colocar em prática os projetos que estamos desenvolvendo e criando com as instituições”, explica.

Além de desenvolverem os projetos, os alunos puderam contar com a participação de convidados durante as aulas remotas. “Conseguimos conciliar a agenda da Ana Maestrello, que conversou com os alunos sobre responsabilidade social da TV Sky do Brasil e o líder comunitário do bairro Vila Ana, Eurico Gonçalves de Lima, que contou sobre os projetos desenvolvidos em comunidades de alta vulnerabilidade social”, comenta a docente do Senac.

São quatro projetos em ação

Na Instituição Religiosa Irmãs Carmelitas, que administra uma escola de 40 crianças em situação de vulnerabilidade social, os alunos do Senac farão uma ação para trabalhar com as crianças o reconhecimento dos seus sentimentos e, desta forma, melhorar o canal de comunicação com família e comunidade. “Para isso os alunos irão propor a confecção de pães, associando essa atividade com a importância de cuidarmos de nossos sentimentos, assim como cuidamos da receita”, explica a docente.

Já na Casa da Criança de Jundiaí, que também acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, os alunos do Senac estão desenvolvendo uma ação de fomento à leitura e ao mundo da fantasia. Eles irão construir um modelo de carrinho de livros de histórias, fantasias e maquiagens e que possa circular pela instituição, promovendo estímulos à leitura e ao mundo da fantasia.

Para as crianças da Instituição Social Galeão Coutinho de Jundiaí, os alunos do Senac preparam uma ação de prevenção da saúde bucal que vai desde a gestação das mães que tem seus filhos na instituição, passando pelos bebês em fase pré-dentição e depois com as crianças. Serão realizadas duas palestras de prevenção com profissionais da área da saúde, oficinas de cuidados da higiene bucal e doação de kits de escova de dentes e fio dental. Helena, docente do curso, conta que os alunos já conseguiram parceria para doação de duzentos kits e estão em busca de mais doações.

E, por fim, há um grupo de alunos do Senac que está organizando a volta às aulas dos alunos da própria unidade, em Jundiaí. “No retorno às aulas, como ação de acolhimento aos alunos estamos organizando oficinas de capoeira pedagógica, estátua viva e grafite”, finaliza a docente.

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo
Publicidade