Nova UBS Vila Maringá tem testagem e orientação sobre a Covid-19
Conecte-se conosco

Geral

Nova UBS Vila Maringá tem testagem e orientação sobre a Covid-19

Das 179 pessoas testadas na unidade, 15 obtiveram resultado positivo para o vírus,

Publicado

em

Profissional realizando teste de Covid-19 em UBS na Vila Maringá
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os munícipes atendidos na Nova UBS Vila Maringá puderam realizar testes rápidos e o teste RT-PCR para detectar a Covid-19. A ação de conscientização aconteceu na manhã deste sábado (26), das 8h às 13h e foi determinada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí.

No total, 179 pessoas foram à UBS do bairro, passaram pela triagem e receberam folhetos explicativos para se prevenir da doença. Além disso, os moradores receberam orientação sobre como proceder na presença de sintomas (febre, perda de olfato e paladar e dificuldade para respirar). O teste rápido foi feito por 175 munícipes; outros quatro realizaram o RT-PCR. Quinze testes deram positivo.

A autônoma Rita de Cássia Correa fez o teste da Covid-19 pela segunda vez, preocupada com a mãe, que teve a doença e precisou ficar seis dias internada num hospital particular de Jundiaí. Rita foi diagnosticada com a deonça e orientada sobre como terá que proceder daqui para frente.

“Meu primeiro teste deu negativo, mas como minha mãe ficou doente eu resolvi vir à UBS. Muita gente ainda pensa que a pandemia acabou, o que não é verdade. Pessoas parecem que estão de férias e se preocupam mais em ir à praia, deixando de lado o isolamento social e os hábitos de higiene necessários para evitar a Covid-19”, relatou a autônoma. O irmão dela também foi infectado, ficou duas semanas em casa e teve um infarto em decorrência da doença. “É importante este tipo de ação da Prefeitura para conscientizar os munícipes e tentar evitar que o número de casos da doença aumente”, emendou Rita.

Ação recorrente

Andreia Pinto de Souza, diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, destacou que a ação deste sábado é mais uma iniciativa de educação em saúde. “Nossos agentes percorreram as ruas do bairro e foram às casas das pessoas entregar folhetos a homens, mulheres, crianças e idosos. Além de orientá-los quanto às medidas necessárias para prevenir a COVID-19, como o uso correto da máscara, a higiene constante das mãos, que devem ser limpas com álcool em gel ou água e sabão, e a manutenção do distanciamento social. Ainda estamos enfrentando a pandemia do novo coronavírus e não podemos relaxar nos cuidados”, disse Andreia.

A diretora lembrou que ações como esta já foram realizadas no Jardim Novo Horizonte, Jardim São Camilo e Centro. “O RT-PCR foi feito em indivíduos sintomáticos; o teste rápido, em todos que vieram à UBS. Estamos definindo as datas das próximas ações, que ocorrerão nos bairros Morada das Vinhas e Jardim do Lago”, completou Andreia Pinto de Souza.

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo