53% dos brasileiros descartam nova ditadura no Brasil, aponta Datafolha
Conecte-se conosco

Brasil

53% dos brasileiros descartam nova ditadura no Brasil, aponta Datafolha

Publicado

em

Atualizado há

Golpe militar completa 60 anos neste domingo (Foto: Arquivo Público DF/Divulgação)

Em pesquisa realizada pelo Datafolha, 53% dos entrevistados negaram a possibilidade de uma nova ditadura no Brasil. Este é o maior índice de confiança na democracia desde o início da série histórica, há dez anos.

Embora a maioria se mostre confiante, 20% dos brasileiros acreditam na volta de um regime autoritário, enquanto 22% admitem a possibilidade de um retrocesso democrático. A pesquisa, realizada com 2.022 pessoas em 147 cidades, possui margem de erro de dois pontos percentuais.

60 anos do Golpe Militar e o cenário atual:

O levantamento coincide com o 60º aniversário do golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil em 1964. A pesquisa do Datafolha já foi realizada sete vezes, e o índice de 2024 representa o maior otimismo em relação à democracia.

Em agosto de 2022, durante a campanha eleitoral entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, 49% dos brasileiros descartavam a volta da ditadura, enquanto 25% viam pouco risco e 20%, um risco definitivo. Naquele período, Bolsonaro, defensor do regime militar de 1964, lançava ataques ao sistema eleitoral.

Investigações da Polícia Federal sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que tentavam manter Bolsonaro no poder após sua derrota nas urnas, reforçam a relevância do debate sobre a democracia.

Percepção por grupos políticos:

A pesquisa também revela diferenças de percepção entre grupos políticos:

  • Bolsonaristas: 32% acreditam no risco de uma nova ditadura, enquanto 45% o negam.
  • Petistas e simpatizantes: 59% não acreditam na volta do totalitarismo, 24% veem alguma chance e 13%, totais condições para tal.
  • Neutros: 55% descartam o risco, 24% o admitem e 15% não o veem como algo possível.

Conclusão:

A pesquisa Datafolha indica um crescimento da confiança na democracia brasileira, apesar de ainda haver uma parcela significativa da população que acredita no risco de um retrocesso autoritário. O debate sobre a importância da democracia e a defesa das instituições republicanas se torna ainda mais crucial neste momento histórico.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo