Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fake news, diz estudo
Conecte-se conosco

Brasil

Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fake news, diz estudo

Os dados são de uma pesquisa do Instituto Locomotiva e as informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

Publicado

em

Atualizado há

Fake news
O maior risco da desinformação para 26% da população é a eleição de maus políticos (Foto: Freepik)

Quase 90% dos brasileiros admite ter acreditado em fake news. As informações são de uma pesquisa do Instituto Locomotiva e divulgada pela Agência Brasil. De acordo com o levantamento, oito em cada dez brasileiros já acreditou em notícias falsas. Ainda assim, 62% dos entrevistados confiam na própria capacidade de diferenciar informações falsas e verdadeiras em conteúdos.

Além disso, a pesquisa mostra que 64% do conteúdo das notícias falsas que acreditaram era sobre venda de produtos; 63% eram sobre propostas em campanhas eleitorais; 62% tratavam de políticas públicas, como vacinação; e 62% falavam de escândalos envolvendo políticos. Há ainda 57% que afirmaram que acreditaram em notícias mentirosas sobre economia e 51% envolvendo segurança pública e sistema penitenciário.

O Instituto Locomotiva ouviu 1.032 pessoas com 18 anos de idade ou mais entre os dias 15 e 20 de fevereiro. Para 65% dos entrevistados, robôs e inteligência artifical são responsáveis pela divulgação das fake news. Ainda, a cada dez pessoas, oito reconhecem que há grupos e pessoas pagas para produção e disseminação de notícias falsas.

Para 26% da população, o maior risco da desinformação é a eleição de maus políticos. Enquanto isso, 22% acreditam que o perigo maior e atingir a reputação de alguém e 16% creem que o maior problema é a possibilidade de causar medo na população em relação a própria segurança. Há ainda 12% que veem como maior risco prejudicar os cuidados com a saúde. 

Ingenuidade e vergonha

Para 35% das pessoas, ser enganado por uma fake news gera um sentimento de ingenuidade. Já 31% ficam com raiva e 22% sentem vergonha. Além disso, 24% da população afirma já ter sido acusado de espalhar informações falsas por pessoas que têm visão diferente.

De acordo com o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, medidas educativas são o caminho para combater a disseminação de fake news. “Para enfrentar essa questão, há um desafio para as instituições públicas de formular estratégias que incluam a promoção da educação midiática e a verificação rigorosa das fontes de informação, para fortalecer a comunicação do país e garantir que a população receba informações precisas e confiáveis”, afirma, à Agência Brasil.

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo
Publicidade