Batalha de Gerações: o que é 'cringe', termo que viralizou na internet essa semana?
Conecte-se conosco

Brasil

Batalha de Gerações: o que é ‘cringe’, termo que viralizou na internet essa semana?

Nos últimos dias, jovens da Geração Z têm explicado aos Millenials os “micos” dos mais velhos, como gostar da Disney e falar de boletos…

Publicado

em

Atualizado há

Jovens tirando foto
“O que é cringe?”, foi a pergunta mais feita no Google nesta semana (Foto: Freepik)

Nesta semana, o Google foi inundado com um aumento de 700% e 740% nas pesquisas sobre o termo “cringe“. No Twittter e no TikTok, jovens da Geração Z e Millennials discutiam sobre o que é considerado “mico” hoje em dia. Mas, antes de entrarmos nessa história, precisamos entender o que significam esses termos.

Os Millennials, também conhecidos como Geração Y, são os “jovens adultos” de hoje, pessoas que nasceram entre 1981 e 1994(ou seja, jovens que estão mais perto dos 30 do que dos 20 anos de idade).

Já a Geração Z são os mais novos, que nasceram até 2010. Essa parte da sociedade que praticamente já nasceu com um celular na mão e não usou aquelas enciclopédias enormes para fazer trabalhos da escola. Entre essas duas gerações, o pessoal que nasceu entre 1995 e 2000 segue meio a meio, não se identifica totalmente com a vivência dos Millennials, mas não compreende direito os costumes da GenZ (para esclarecer, estou neste limbo, nascida em 1998).

Nesta semana, a influencer Carol Rocha publicou no Twitter uma pergunta que mexeu com as estruturas da internet:

“Cringe” é um termo em inglês, que representa aquele sentimento de vergonha alheia, ou usado para dizer quando algo é ultrapassado ou, como descreveu Carol, mico. As respostas a esse tweet surpreendeu todo mundo que toma café da manhã.

Calça Skinny e falar de Boletos

É isso mesmo, para os jovens da GenZ, muitas coisas que são extremamente comuns no nosso dia a dia são cringe. Alguns dos tópicos mais – inacreditavelmente – citados foram:

  • Usar emojis (aqueles amarelinhos, com expressões) de propósito – aparentemente, os jovens só usam estes de forma irônica;
  • Ser fã da Disney, Friends, ede Harry Potter;
  • Falar incansavelmente de café e sobre boletos;
  • Repartir o cabelo de lado e usar calças skinny (aquelas jeans mais apertadas);
  • Chamar cerveja de “breja” ou “litrão”;
  • Usar a gramática perfeita e começar frases com letra maiúscula na internet;
  • Rir na internet com “rsrsrs”
  • A lista é grande, viu?

Tem direito de resposta?

Depois de milhares de comentários, tweets e vídeos, jovens Millennials decidiram contestar com uma simples conclusão

A defesa dos Millennials é clara, jovens da Geração Z não tem responsabilidades como acordar cedo, logo, não tomam café da manhã; Ainda moram com os pais, então não precisam pagar boletos; Vivem em um mundo completamente novo e que se renova todos os dias com a internet, então novos estilos e entretenimento são totalmente diferentes de anos atrás.

De acordo com estudos demográficos sobre as diferentes gerações, é considerado o período de 15 anos como o ciclo do surgimento de uma nova geração, novos grupos e novos rótulos.

Os Millennials são considerados a “geração-terapia”, presenciaram a ascensão do mundo digital e são sobrecarregados de trabalho. Enquanto isso, a Geração Z é composta por autodidatas, pessoas com identidades fluidas e muitos nativos digitais.

O mundo dá voltas

Muitas pessoas têm reparado ainda que estilos de vestuário e música estão voltando com tudo dos anos 70′, 80′ e 90, até mesmo do início dos anos 2000. Por isso, uma das explicações por essa “guerra” contra os Millennials é que a GenZ quer encontrar referências de estilo único para se expressar.

Dessa forma, é inevitável julgar e querer ser diferente dos que vieram antes deles. E esse desejo de mudança é normal, e acontece em todas as gerações (muitas vezes, é considerado ato de rebeldia, mas você já sabe).

Brasil

Janja adota cachorro resgatado em enchentes no RS

A primeira-dama acompanhou o presidente Lula na viagem para o Rio Grande do Sul e anunciou a adoção de “Esperança” em suas redes sociais. Confira.

Publicado

em

Por

"Que a alegria e a resiliência da Esperança inspirem a todos nós a superar desafios e a construir um mundo melhor juntos", escreveu Janja (Foto: Reprodução/X)

Neste domingo (5), a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, adotou um cachorro resgatado em Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Janja anunciou a adoção da cadela, que nomeou "Esperança", em seu perfil no X (antigo Twitter). A primeira-dama acompanhou o presidente Lula em viagem ao Rio Grande do Sul. "Só no abrigo em que…

Continuar lendo

Brasil

Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS

ONGs e voluntários se mobilizam em ações dramáticas para salvar animais afetados pelas enchentes no estado.

Publicado

em

Por

Animais sendo resgatados nas enchentes no RS
Voluntários trabalham incansavelmente para resgatar animais ilhados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. (Foto: grupoamorempatas/Instagram)

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul resultaram em uma situação crítica para milhares de animais. Equipes do Poder Público e voluntários dedicados têm trabalhado incessantemente para resgatar esses animais ilhados. Até o momento, o esforço conjunto resultou no salvamento de pelo menos 3,5 mil animais, com 3,2 mil resgatados pelas equipes governamentais até a noite de sábado e…

Continuar lendo

Brasil

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados

Publicado

em

Por

Fortes chuvas causam tragédia no RS
Equipes de resgate auxiliam moradores em áreas inundadas no Rio Grande do Sul após chuvas devastadoras. (Foto: Lauro Alves/Secom)

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul (RS) já causaram 66 mortes, segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado neste domingo (5). O número supera a tragédia de setembro de 2023, quando um ciclone extratropical vitimou 54 pessoas. As autoridades classificam o atual evento como o pior desastre climático da história gaúcha. Devastador impacto nas comunidades…

Continuar lendo

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo
Publicidade