Jundiaí é a melhor cidade do Brasil para se investir, aponta estudo da Financial Times
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é a melhor cidade do Brasil para se investir, aponta estudo da Financial Times

O estudo considera as políticas públicas para a retomada econômica e do desenvolvimento das cidades durante o controle da pandemia.

Publicado

em

Atualizado há

Catedral de Jundiaí vista de cima
Jundiaí se destacou na 6ª edição do ranking ‘Cidades do Futuro’ realizado pela FDI Intelligence (Foto: Artur Henrique Imagens Aéreas)

Na 6ª edição do ranking ‘Cidades do Futuro’ realizado pela FDI Intelligence, entidade ligada à divisão de inteligência em investimentos estrangeiros do Financial Times, Jundiaí garantiu seu lugar como uma das cidades do continente Americano com melhor investimento internacional.

O estudo é elaborado pela FDI American Cities of the Future 2021-2022, publicação do grupo britânico Financial Times. A pesquisa levou em consideração o conjunto de políticas públicas realizadas para a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento das cidades, durante as campanhas de vacinação e o controle da pandemia da Covid19. Ao todo, o ranking FDI Americas Cities of the Future coletou dados acerca de 210 localidades de todo o mundo.

No levantamento, foram analisadas as performances das cidades em cinco categorias, com pesos diferentes no cálculo final de acordo com a compreensão de suas respectivas relevâncias para o ranking: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Conectividade, Ambiente Favorável a Negócios e Efetividade (Eficácia) de Custos. Em cada categoria, foi atribuído um máximo de dez pontos às cidades e regiões metropolitanas analisadas.

Jundiaí ficou na 13° posição do ranking de 25 cidades na nova categoria do levantamento, Estratégia de Promoção de Investimentos Estrangeiros Diretos, além de ser a única cidade brasileira a estar no Top25. Além disso, nossa cidade também ocupa a 8ª posição no ranking das cidades médias (acima de 350 mil habitantes), de Efetividade de Custos.

“O modelo de governança adotado pela cidade desde 2017, sua localização estratégica, sua infraestrutura e ambiente de negócios, associado aos investimentos em tecnologia direcionados para o ambiente de ‘Cidade Inteligente’, são alguns atributos de Jundiaí que se destacam no cenário internacional. Além disso, o município oferece boa prestação de serviços públicos, que alavanca os indicadores de qualidade de vida da cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Destaque pela transparência

O jurado convidado pela FDI Intelligence para o quadro de especialistas em investimentos para o ranking Americas Cities of the Future, Sérgio Costa, explica que os dados encaminhados por Jundiaí se destacaram.

“A transparência das informações, em todos os momentos, inclusive com a pandemia, as medidas de apoio aos investimentos durante o enfrentamento à doença e a dedicação para manter a atratividade para investimentos, além da ótima receptividade dada pela gestão aos projetos de investimentos, sejam aqueles já instalados e que querem ampliar o serviço, ou aqueles que estão interessados em investir na cidade, garantem o destaque para a cidade como um ponto de interesse mundial. Todos os grupos interessados em investir buscam informações prévias dos locais. A classificação de Jundiaí a credencia como um ótimo destino para o investimento, seja ele de origem nacional ou internacional”, comenta.

De acordo com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, entre os pontos que tornam Jundiaí mais atrativa para investimentos estão a boa oferta de insumos estratégicos como água e esgoto tratados, energia abundante, comunicação, modais de transportes variados, proximidade logística dos maiores mercados consumidores, infraestrutura social como serviços de saúde e educação de boa qualidade, além de mão de obra qualificada, para atividades que exigem maiores especializações.

“Estamos implantando uma agenda de desenvolvimento no município, para tornar o nosso ambiente de negócios cada vez mais atrativo, amigável e simplificado, além de investir em políticas públicas que melhoram a qualidade de vida dos moradores”, comenta Parimoschi.

“Temos um plano de longo prazo – Agenda Jundiaí 2050, que está definindo ações para tornar a cidade conectada e sustentável, como por exemplo, a redução dos gases efeito estufa a partir de investimentos em energia limpa, a formação de mão de obra para atender os novos desafios do mercado, inclusive pensando nas profissões que ainda não existem mas que serão necessárias num cenário onde a presença de IOT, IA, robotização é cada vez mais abundante. Nosso projeto de cidade inteligente já está saindo do papel, antecipando-se ao futuro”, detalha o gestor.

Ecossistema inovador

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes, detalha outras ações realizadas em Jundiaí, que tem o objetivo de criar um ecossistema inovador e atrativo aos empreendedores.

“Jundiaí conta com mais de 160 multinacionais instaladas, atendendo não somente ao mercado doméstico, como ao internacional. O Sistema de Inovação de Jundiaí, que a cidade está construindo, permite a criação do Campus Jundiaí, formando um ecossistema de inovação, associado ao Programa Jundiaí Cidade Inteligente, além de despertar o interesse das cadeias produtivas globais, fomentar as startups e ampliar a internacionalização da economia de Jundiaí, atrair novas empresas, gerar empreendedorismo, emprego e renda, que são alguns dos norteadores da proposta”, explica.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo