Idoso de 91 anos conclui o ensino médio e lança livro de poemas
Connect with us

Brasil

Idoso de 91 anos conclui o ensino médio e lança livro de poemas

Ele começou a estudar em 2013 e se apaixonou pela escrita

Published

on

Atualizado há

Idoso de 91 anos
Idoso de 91 anos conclui o ensino médio e lança livros de poemas (Foto: Reprodução/Razões para Acreditar)

Na última quarta-feira, 26 de junho, o Seu Manoel Bernardino, de 91 anos, concluiu o ensino médio, encerrando uma jornada de seis anos de muito estudo e dedicação. Até 2013, o idoso não era alfabetizado.

Com o ensino fundamental e médio completos pelo Cesu Custório Furtado de Souza, escola dedicada à alfabetização de jovens e adultos, em Juiz de Fora (MG), Manoel se tornou uma inspiração para alunos e professores.

“Ele se tornou um exemplo para todo mundo”, elogia o professor e vice-diretor do Cesu, Sérgio Oscar. Acompanhado da diretora Rosangela da Silva Campos de Paula e da vice-diretora Marta Britto, Sérgio encontrou em um livro a forma de homenagear e agradecer a Manoel pelo seu exemplo.

“Ele é um aluno muito esforçado, muito assíduo. Pode chover granizo que ele está aqui na escola. A sala de aula ocupa um lugar muito importante na vida dele”, afirma.

Desde que se alfabetizou, o idoso começou a escrever e não parou mais. Ao longo dos anos, escreveu 103 poemas, compilados em um livro: “Em busca dos sonhos perdidos”, lançado na sua formatura do ensino médio, com a presença de colegas, amigos, familiares e professores.

O projeto foi viabilizado por meio de rifas e doações. “Logo que foi alfabetizado, ele começou a fazer poemas. Muitos eles tinha só na memória e ao aprender a escrever ele passou para o papel”, conta Sérgio Oscar.

Idoso de 91 anos conclui o ensino médio e lança livros de poemas

Capa do livro de Seu Manoel (Foto: Reprodução/Razões para Acreditar)

“São pequenos versos que ele construiu falando de passagens da vida dele, da infância, e, depois, da vida adulta. Ele trabalhou muitos anos como pedreiro até conseguir se aposentar”, acrescenta.

Agora formado, Manoel pretende continuar frequentando a escola que abriu seus horizontes. Semanalmente, ele participa da oficina de teatro e compõe melodias com a turma de música.

LEIA TAMBÉM:

‘Dindinha da Promeca’ de Várzea Paulista, completa 112 anos

‘Nunca é tarde’, diz idosa de 70 anos que se formou em artes cênicas

Segundo o vice-diretor, o idoso impactou positivamente no funcionamento da escola. “Todos os estudantes aqui têm histórias de vida singulares, passaram por muitas dificuldades para chegar à escola. Ter o seu Manoel entre os alunos encorajou todos os outros”, finaliza.

Fonte: Razões para Acreditar

 

Brasil

Cidade de São Paulo tem alerta severo de chuva

Aviso foi emitido às 15h56 orientando a população a ficar em local seguro.

Published

on

Chuva em São Paulo provoca alerta severo da defesa civil.
Alerta severo foi emitido na tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro (Foto: Tiago Scherer/X - Paulo Pinto/Agência Brasil)

Na tarde desta sexta-feira (24), a Defesa Civil enviou uma mensagem de alerta severo para celulares de pessoas na capital paulista devido às fortes chuvas que atingem a região de São Paulo.  Às 15h56, os celulares receberam a mensagem de texto:  “Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”.…

Continue Reading

Brasil

‘Ainda estou aqui’ recebe três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Atriz e Filme Internacional

Essa conquista coloca o Brasil em destaque na principal categoria do Oscar pela primeira vez, solidificando a importância do cinema nacional.

Published

on

Poster Ainda Estou Aqui
Foto: Divulgação

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui fez história ao conquistar três indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira disputa a principal categoria da premiação, marcando um marco inédito no cinema nacional. Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, foi anunciado…

Continue Reading

Brasil

Caixa Econômica Federal inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro

Além disso, neste mês, não haverá pagamento do Auxílio Gás, que é destinado a famílias do CadÚnico; o próximo pagamento será em fevereiro.

Published

on

Cartão Bolsa Família
Foto: Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal começou a pagar, nesta segunda-feira (20), a parcela de janeiro do novo Bolsa Família. O calendário de pagamento está organizado conforme o Número de Inscrição Social (NIS). Beneficiários com NIS final 1 já podem receber o benefício hoje. No Rio Grande do Sul, o pagamento ocorre de forma unificada, independentemente do NIS, beneficiando cerca de 620…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo