Ministério da Defesa diz que Golpe de 64 gerou 'fortalecimento da democracia' e ignora tortura, censura e perseguição
Conecte-se conosco

Brasil

Ministério da Defesa diz que Golpe de 64 gerou ‘fortalecimento da democracia’ e ignora tortura, censura e perseguição

Ainda no texto, o ministro e os comandantes afirmam que é necessário reconhecer “o papel desempenhado por civis e militares” durante a ditadura

Publicado

em

Atualizado há

Ministro da Defesa, General Braga Netto. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

O Ministério da Defesa divulgou na última quarta-feira (30) o texto da ordem do dia de 31 de março, a ser lida nesta quinta-feira em todas as unidades militares, no qual afirma que o golpe militar de 1964, resultou em “fortalecimento da democracia”. O texto foi assinado pelo ministro da Defesa, general Braga Netto, e pelos comandantes de Exército, Marinha e Força Aérea.

O golpe completa 58 anos nesta quinta-feira (31). A ditadura militar durou de 1964 a 1985, exatos 21 anos. Neste período, aconteceram perseguições, tortura e assassinatos de pessoas que eram opositores do regime. O Congresso Nacional foi fechado, e a imprensa, totalmente censurada. O documento assinado pelos militares não menciona esses fatos.

“Nos anos seguintes ao dia 31 de março de 1964, a sociedade brasileira conduziu um período de estabilização, de segurança, de crescimento econômico e de amadurecimento político, que resultou no restabelecimento da paz no País, no fortalecimento da democracia, na ascensão do Brasil no concerto das nações e na aprovação da anistia ampla, geral e irrestrita pelo Congresso Nacional”, dizia o texto.

Ainda no texto, o ministro e os comandantes afirmam que é necessário reconhecer “o papel desempenhado por civis e militares” durante a ditadura.

“Nos deixaram um legado de paz, de liberdade e de democracia, valores estes inegociáveis, cuja preservação demanda de todos os brasileiros o eterno compromisso com a lei, com a estabilidade institucional e com a vontade popular”, afirma a Ordem do Dia.

Comissão da Verdade

De acordo com o relatório final e oficial da Comissão Nacional da Verdade, que investigou diversos atos praticados por militares durante a ditadura, 434 pessoas foram mortas ou desapareceram no regime militar. O relatório apontou 377 pessoas como responsáveis, direta ou indiretamente, pelas práticas de tortura e assassinato.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) questiona os dados da comissão. Ele chama de “herói nacional” o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que faleceu em 2015 e foi reconhecido pela Justiça como torturador do regime militar.

A Comissão da Verdade também mostrou que Ustra é um dos responsáveis pelos casos de tortura durante a ditadura.

31 de março no governo Bolsonaro

Esta já é a quarta ordem do dia alusiva ao golpe militar publicada pelo ministro da Defesa e comandantes das Forças Armadas no governo Bolsonaro.

Em 2021, em seu primeiro ato como ministro da Defesa, Braga Netto afirmou que em 1964 os brasileiros se movimentaram nas ruas, com amplo apoio da imprensa, de lideranças políticas, das igrejas e de empresários.

Em suas palavras, foi de realização das Forças Armadas a responsabilidade de pacificar o país, enfrentando desgastes para reorganizá-lo e garantir as liberdades democráticas de hoje.

Um ano antes, o general Fernando Azevedo, então ministro da Defesa, disse que 31 de março de 1964, data do golpe militar, foi um movimento que representou um “marco para a democracia”.

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo
Publicidade