Ministério da Justiça suspende o serviço de 180 empresas de telemarketing
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Ministério da Justiça suspende o serviço de 180 empresas de telemarketing

A medida cautelar determina a suspensão dos serviços do telemarketing ativo abusivo em todo o país que realize o contato com o cliente para ofertas de produtos ou serviços sem consentimento.

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A medida cautelar determina a suspensão dos serviços do telemarketing ativo abusivo em todo o país. Foto: rawpixel.com/ Freepik.

O Ministério da Justiça anunciou a suspensão das atividades de cerca de 180 empresas da área de telemarketing, a maioria é ligada a bancos e instituições financeiras. Essa decisão começou a valer hoje (18). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, publicou em seu perfil do Twitter que a multa pode chegar a R$ 13 milhões.

As empresas que descumprirem a regra, podem levar uma multa de R$ 1.000 por dia. A decisão exclui as demais formas de abordagem via telemarketing, como serviços de telemarketing receptivo/passivo e aqueles que versem sobre cobranças ou doações.

A medida cautelar, de acordo com o despacho publicado no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira, determina a suspensão dos serviços do telemarketing ativo abusivo em todo o país que realize o contato com o cliente para ofertas de produtos ou serviços sem o consentimento prévio do consumidor.

De acordo com Torres, “o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor e dos 27 Procons do país, fará uma grande operação contra uma das maiores perturbações do dia a dia do brasileiro: o telemarketing abusivo”.

A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa o setor de telemarketing, afirmou que “foi surpreendida com a publicação” da medida cautelar, e que isso pode afetar mais de 1 milhão de trabalhadores. Além disso, a medida irá resultar em preços maiores ao consumidor, pois restringe a competição entre empresas pelo canal telefônico.

A ABT também afirmou ao G1, que entrará em contato com o Ministério a fim de promover um adequado encaminhamento dessa política pública, sem causar prejuízo aos trabalhadores e aos consumidores. “A Associação Brasileira de Telesserviços, entidade que representa o setor de contact center, apoia estas iniciativas e promove a autorregulação da atividade de telemarketing através do Probare, que prevê padrões rígidos de conduta e boas práticas (https://probare.org.br/), como a previsão que veda de novo contato para quem solicitar que não deseja receber novas ofertas. A versão atual do Probare do final de 2019 foi inclusive revisada pela Secretaria de Consumidor do Ministério da Justiça”, diz a entidade em nota.

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Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados

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Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Defesa Civil monitora áreas de risco e orienta população a seguir planos de contingência (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos. De acordo com a Defesa…

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Termina hoje (8) prazo para regularizar ou transferir título de eleitor

Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito

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Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Esta quarta, 8 de maio, é o último dia para regularizar a situação do título de eleitor ou para solicitar o documento pela primeira vez, garantindo assim o direito de votar nas eleições municipais de outubro. Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito. Quem pode votar Todos os cidadãos que completaram…

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Polícia Federal vai investigar postagens com fake news sobre enchentes no Rio Grande do Sul

Ações incluem pedido de apuração à PF e AGU para preservar a integridade das operações de resgate e informações oficiais.

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visão aérea de enchente no Rio Grande do Sul
(Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil)

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Grupo CCR doa 10 toneladas de mantimentos às vítimas das enchentes no RS

Companhia também apoia operações de socorro com helicópteros e profissionais de saúde; aeroportos do Grupo estão concedendo isenção de tarifas para voos com finalidade humanitária

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Desde sábado, equipes da CCR têm atuado na distribuição de mantimentos e auxiliado nas operações de socorro. Foto: Divulgação/Grupo CCR

O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, está realizando um conjunto de ações em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As principais envolvem a doação de 10 toneladas de água potável, alimentos e materiais de higiene pessoal e a disponibilização de dois helicópteros e de colaboradores para ajudar nas operações de…

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Rio Grande do Sul: Mais de 1 mil presos são transferidos de penitenciária alagada

Parte dos detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí foram levados para uma unidade de segurança máxima. Demais presos da unidade de Jacuí ficaram no local, em pisos superiores. 

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