Connect with us

Brasil

Procon faz seleção com empresas que mais perturbam consumidores

O ranking, que será atualizado mensalmente, tem como objetivo reforçar o respeito à legislação

Published

on

Atualizado há

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Procon-SP lançou o ranking das empresas que ligam ou mandam mensagem para o consumidor que está inscrito no cadastro “Não Me Ligue”, desrespeitando a escolha de quem não quer ser receber ofertas de telemarketing. O ranking, que será atualizado mensalmente, tem como objetivo reforçar o respeito à legislação.

Para proteger a privacidade dos consumidores paulistas que não querem ser incomodados com ofertas de telemarketing, o “Não me Ligue” foi instituído pela Lei Estadual nº 13.226/2008 e está em vigor desde 2009. No começo desse ano, com a aprovação da Lei Estadual nº 17.334 /2021, houve uma ampliação do cadastro e, desde março, estão incluídas, além das ligações (inclusive as automáticas ou robocalls), mensagem SMS ou por aplicativos (via Whatsapp, por exemplo).

Quando um consumidor insere seus dados no “Não Me Ligue”, as empresas ficam proibidas de ligar ou mandar mensagens para buscar o titular da linha ou terceiro a fim de fazer ofertas de telemarketing ou cobrança de qualquer natureza.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, “O Ranking dos Perturbadores foi criado porque para muitas empresas apenas a aplicação de multas não tem servido para refrear sua prática abusiva. Por essa razão, o Procon-SP pretende expor ao consumidor quais são as marcas e fornecedores que não têm respeito por ele, e continuam assediando e fazendo ofertas contra a sua vontade.” Para Capez “é importante o consumidor lembrar o nome dessas empresas na hora de prestigiar uma marca”.

Desde 2010, 347 processos administrativos foram instaurados para apurar as reclamações de consumidores que foram incomodados com contatos de telemarketing mesmo estando inscritos no cadastro “Não Me Ligue”. E mais de R$ 250 milhões em multas foram aplicadas nas empresas que desrespeitaram a regra.

As empresas com mais processos instaurados foram: Claro com seis processos; Brasfilter (filtros Europa) e Telefonica (Vivo), com cinco processos cada uma; os bancos BMG S/A, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Pan e Santander, com quatro processos cada; a empresa Folha da Manhã S/A e as teles Nextel e Tim também com quatro cada. Veja aqui a lista de todas as empresas autuadas.

https://www.procon.sp.gov.br/ranking-dos-perturbadores/

Brasil

Bolsonaro tem piora clínica e segue na UTI com pressão alta, diz boletim médico

Ex-presidente será submetido a novos exames de imagem ainda nesta quinta-feira (24), segundo boletim do Hospital DF Star.

Published

on

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma piora clínica nas últimas horas, segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Hospital DF Star, em Brasília. O relatório informa que Bolsonaro teve elevação da pressão arterial e agravamento nos exames laboratoriais, especialmente os hepáticos. Ainda hoje, ele será submetido a novos exames de imagem para avaliação do quadro. Internado na Unidade…

Continue Reading

Brasil

Próximo feriado será 1º de maio; veja calendário completo de 2025

Ano de 2025 ainda reserva sete feriados, sendo três com chance de emenda e quatro caindo no fim de semana.

Published

on

O próximo feriado nacional será no dia 1º de maio, quando se celebra o Dia do Trabalhador. A data cairá em uma quinta-feira, o que pode possibilitar um recesso prolongado para quem conseguir emendar a sexta-feira (2), estendendo a folga até o domingo (4). Com a recente combinação entre a Sexta-feira Santa (18 de abril) e Tiradentes (21 de abril),…

Continue Reading
Pular para o conteúdo