Saudades: já são 7 anos da morte do bispo Joaquim Carreira
Conecte-se conosco

Brasil

Saudades: já são 7 anos da morte do bispo Joaquim Carreira

Muitos fiéis lembram essa data com saudades de Dom Joaquim Justino Carreira, que foi vítima de um câncer no fígado

Publicado

em

Bispo Joaquim Carreira. (Foto: Divulgação)
Ele era o terceiro bispo de Guarulhos (SP) e ex-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Neste dia 1º de setembro completa sete anos do falecimento do bispo Dom Joaquim Justino Carreira, que faleceu aos 63 anos. Ele era o terceiro bispo de Guarulhos (SP) e ex-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Muitos fiéis lembram essa data com saudades de Dom Joaquim Justino Carreira, que foi vítima de um câncer no fígado. Ele foi nomeado bispo da Diocese de Guarulhos, no dia 23 de novembro de 2011, pelo o papa Bento XVI, onde permaneceu até o seu falecimento.

Recordação

O bispo nasceu em Portugal, na região da Leiria, no dia 24 de janeiro de 1950. Foi batizado em 28 de janeiro de 1950 na Paróquia Santa Catarina da Serra. Ainda jovem, sua família emigrou de Portugal e estabeleceu-se no estado de São Paulo. No Brasil, recebeu o sacramento da Crisma em 26 de julho de 1964, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na cidade de Jundiaí (SP).

Recebeu a ordenação diaconal em 11 de junho de 1976 na sua terra natal, Santa Catarina da Serra. Em 19 de março de 1977, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto celebrou sua ordenação presbiterial na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Foi nomeado Monsenhor “Capelão de Sua Santidade” pelo papa João Paulo II, em 6 de agosto de 1990.

Em 24 de março de 2005, o papa João Paulo II o nomeou bispo auxilar da Arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal foi celebrada pelo cardeal Dom Cláudio Hummes no dia 21 de agosto do mesmo ano, sendo seus consagrantes os bispos dom Osvaldo Giuntini e dom Gil Antônio Moreira no ginásio de esportes “Dr. Nicolino De Lucca”, também na cidade paulista de Jundiaí. Em São Paulo foi responsável pela Região Episcopal Santana.

No dia 14 de março de 2008, Dom Joaquim recebeu o título de cidadão paulistano outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

Aos 25 de junho de 2011, teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB. No dia 23 de novembro de 2011, o papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Guarulhos, onde permaneceu até o seu falecimento.

 

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo
Publicidade