Por que algumas pessoas não comem carne vermelha na Sexta-Feira Santa?
Conecte-se conosco

Brasil

Por que algumas pessoas não comem carne vermelha na Sexta-Feira Santa?

Na tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa – ou Sexta-Feira da Paixão – é um dia reservado para a prática da abstinência. Entenda.

Publicado

em

Atualizado há

Prato de peixe assado
Por que católicos não comem carne vermelha na Sexta-Feira Santa? (Foto: grafvision/CanvaPro)

O calendário religioso do cristianismo tem datas de celebração durante todo o ano, mas uma das mais importantes é a Quaresma. Durante 40 dias, católicos refletem e fazem jejum, em lembrança dos 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto, antes de sua morte e ressurreição. Além disso, a Quaresma é uma forma de lembrar dos 40 anos durante os quais Moisés guiou seu povo rumo à Terra Prometida. O período da Quaresma ainda acomete os eventos da Semana Santa, e se encerra na Páscoa.

Nesta semana, há a Sexta-Feira Santa, que muitos conhecem como “o dia em que não se come carne vermelha”. Mas você sabe o por quê?

O período da Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa, que marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. No fim da Semana Santa há a Páscoa, dia de sua ressurreição. Entre esses dias os fieis colocam em prática tradições que celebram sua fé e religiosidade. Uma das tradições mais conhecidas é a abstinência de carne da Sexta-Feira Santa.

Por que não se come carne na Sexta-Feira Santa?

De acordo com a tradição da Igreja Católica, na Sexta-Feira Santa – ou Sexta-Feira da Paixão – pratica-se a abstinência. O costume milenar religioso orienta os católicos a não consumirem carne vermelha ou de frango neste dia. Assim, muitos substituem esses alimentos por peixe.

Além disso, segundo o Código de Direito Canônico, na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa, é obrigatório abdicar da carne ou de outro alimento que traga prazer ao fiel.

“Cân. 1251: Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

A ideia de “jejuar” no período da Quaresma normalmente significa abdicar de um ou mais tipos de alimento ou passando determinados períodos do dia sem se alimentar. Dessa forma, não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa demonstra solidariedade e respeito a Jesus Cristo. Deixar de comer carne se transforma, para o fiel, em um exercício material na quaresma, para lembrar o homem da sua relação com o Sagrado.

No entanto, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o religioso pode substituir a abstinência de carne por uma obra de caridade, ou ato de piedade, e até mesmo substituição da carne por outro alimento.

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo
Publicidade