Connect with us

Meio Ambiente

Com chegada da primavera, trilha na Serra do Japi é opção para finais de semana

Três circuitos estão disponíveis para a visitação e podem ser agendados através dos monitores credenciados

Published

on

Atualizado há

De 8 a 15 pessoas formam os grupos de visitação. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Com a chegada da primavera e a melhora nas temperaturas, visitar a Serra do Japi aos finais de semana é uma ótima opção para a família e grupo de amigos.

As visitas, que são monitoradas, passam por cachoeiras e paisagens incríveis. Cada uma das seis trilhas apresenta um grau de dificuldade.

O Circuito Casa do Conserveiro tem, aproximadamente, 1,6 km de extensão e é indicada para pessoas que todas as idades, com boas condições de saúde. Durante a trilha, que cerca a Base Ecológica, é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

O Córrego dos Morcegos tem nível de dificuldade médio e possui 4,2 km de extensão com subida e descida acentuada. Diferente da Casa do Conserveiro, o visitante segue  em uma trilha fechada, que margeia o Córrego dos Morcegos.

O Marco Geodésico é, um dos caminhos com maior nível de dificuldade, com 2 km de extensão, chegando a  1.180 metros de altitude. No ponto mais alto do circuito, é possível avistar outros morros da Serra do Japi e os limites do Pico do Jaraguá, da Serra dos Cristais e da Serra do Mursa.

Em setembro, as trilhas Paraíso, Mirante e Jabuticabeiras continuam suspensas para visitação, sem previsão de retorno.

Todos os circuitos são monitorados por profissionais de biologia, turismo ou educação física que, durante a visita, explicam sobre a Serra do Japi e tem um importante trabalho na educação ambiental.

As visitações são agendadas diretamente com os monitores. Os contatos e mais informações podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal de Jundiaí.

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto "barulho". O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de…

Continue Reading

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading
Pular para o conteúdo