Jundiaí é referência em reciclagem na construção civil: 98% dos resíduos reaproveitados
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Jundiaí é referência em reciclagem na construção civil: 98% dos resíduos reaproveitados

Espaço separa, recicla e dá nova vida aos materiais descartáveis e recicláveis que produzimos, desde os domésticos, até os móveis e materiais da construção civil

Publicado

em

Atualizado há

98% das 15 mil toneladas de materiais de construção civil são reaproveitadas em Jundiaí (Fotos: Divulgação/PMJ / Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

Nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, é comemorado o Dia do Reciclador. Por conta da data, o Tribuna de Jundiaí foi conhecer o Geresol, Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, da Prefeitura de Jundiaí, espaço responsável por separar, reciclar e dar nova vida aos materiais descartáveis e recicláveis que produzimos, desde os domésticos, até os móveis e materiais da construção civil.

Em Jundiaí, 98% das 15 mil toneladas de materiais de construção civil que chegam até o Geresol mensalmente são reaproveitadas e, após processo de britagem, viram materiais como pedra e areia.,

Todo esse material é posteriormente utilizado pela Prefeitura em diversas obras, como construção de calçadas, pavimentação de ruas, tubulações para saneamento básico e revitalização de espaços públicos.

Para tal, todas as empresas de caçamba da cidade devem estar devidamente cadastradas com a Prefeitura e todo o processo é monitorado por GPS. As caçambas também contam com selos de que são regulamentadas e com uma espécie de ‘número de série’, que identifica cada uma delas.

Assim, elas chegam até o Geresol e lá descartam os materiais de construção civil, que passam por triagem dos funcionários. Eles verificam se há materiais misturados, como madeira, PVC, plástico, dentre outros. Aí, o que é aproveitado vai para a britadeira, onde viram materiais para as obras.

“São milhões economizados anualmente, já que a Prefeitura não precisa mais comprar produtos como areia e brita. Para o meio ambiente, isso é incalculável”, enfatiza Márcio Moraes, diretor do Geresol.

Com esse trabalho todo, iniciado há 10 anos, Jundiaí é uma exceção: mais de 80% dos municípios brasileiros não tratam devidamente seus entulhos de construção e, de todo o material do tipo produzido no Brasil, apenas 6% é reciclado.

E se ainda há descarte irregular destes materiais na cidade? Márcio diz que sim, mas a Prefeitura trabalha para coibir a prática. “Antes, tinham 1600 pontos (de descarte irregular), agora são cerca de 60. Estamos trabalhando nisso. Em todo descarte identificado multamos os responsáveis. Mas já há uma enorme conscientização na cidade”, disse.

Outros materiais

No Geresol, os recicláveis domésticos também são totalmente reutilizados. Sabe aquele caminhão de reciclável que passa semanalmente em nossas ruas? Pois bem, é para o Geresol que ele se destina. Por lá, descartam todos os nossos materiais recicláveis e, em uma esteira, os funcionários separam um a um.

Toda a cidade é atendida pelos caminhões de reciclagem de lixos domésticos, uma vez por semana. Com isso, semanalmente, o Geresol recebe cerca de 750 toneladas de recicláveis. De 20% a 25% deste materiais são descartados, mas o restante é separado em categorias e vendido para empresas de reciclagem, que dão vida nova a esses produtos.

O mesmo acontece com os materiais coletados pelo cata-treco e pelos Ecopontos espalhados pela cidade. Todos os móveis são enviados para empresas que, a partir dessas madeiras, criam novos móveis. E não para por aí: as madeiras de troncos coletadas pela Prefeitura durante podas ou remoção de árvores também são reaproveitadas.

“Atuamos em três situações: reciclagem de madeira, materiais de construção civil e reciclável doméstico. É um trabalho de extrema importância que ocorre em poucos lugares”, finaliza Márcio.

Material de construção civil é colocado em esteira e funcionários separam materiais que podem estar junto, como papelão e madeira s (Foto: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

 

Após processo de britagem, material que era antes entulho vira areia, pedra e outros materiais s (Foto: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

 

Materiais recicláveis de uso doméstico também são separados, para depois serem destinados a empresas de reciclagem s (Fotos: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

 

Até mesmo móveis descartados são destinados para empresas, que devem reutilizá-los para produzir móveis novos (Foto: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade