Connect with us

Meio Ambiente

‘Juntos Para Cuidar’: projeto retira 120 quilos de lixo da Serra do Japi

ONG Lixo Zero, Prefeitura de Jundiaí e Fundação Serra do Japi limparam as áreas das cachoeiras

Published

on

'Juntos Para Cuidar' - projeto retira 120 quilos de lixo da Serra do Japi
'Juntos Para Cuidar' - projeto retira 120 quilos de lixo da Serra do Japi

Áreas das cachoeiras Morangaba, da Macumba e da Curva, na Serra do Japi, foram palcos na manhã do sábado (05) de uma ação de limpeza promovida pela ONG Lixo Zero, com apoio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) de Jundiaí e da Fundação Serra do Japi.

Entre 9h e 12h, os envolvidos retiraram um total de 120 quilos de lixo, entre objetos de barro, garrafas e sacos plásticos, velas, latas de alumínio, restos de alimentos e embalagens de papel.

A ação fez parte do programa “Juntos para Cuidar” e já foi feita no começo de 2019 em dias mais quentes, nos quais visitantes da serra se reúnem com mais frequência.

Voluntários e integrantes de outras ONGs retomarão o trabalho de limpeza nos dias quentes até o final do próximo verão e alertam as populações de Jundiaí e de cidades próximas para que preservem a Serra do Japi.

“As cachoeiras da Macumba e da Curva são propriedades particulares, com acesso proibido, e a Morangaba é pública, porém está fechada no momento”, diz o diretor de Meio Ambiente da UGPUMA, Wagner de Paiva.

“O contato dos visitantes com a natureza deve ser equilibrado e feito em locais adequados”, emenda. O programa “Juntos para Cuidar” voltará a ser realizado no dia 19 de outubro, em parceria com a ONG Coati.

Fábio Campos Rogério, diretor da Fundação Serra do Japi, revelou que a presença de seres humanos na mata, quando ocorre de forma desordenada, traz prejuízos ao ecossistema.

“Infelizmente alguns visitantes sujam a floresta e as cachoeiras, além de usarem som alto, que assustam e espantam os animais nativos. A Serra do Japi é um patrimônio de Jundiaí e deve ser contemplada de maneira racional e sustentável”, completa Fábio.

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto "barulho". O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de…

Continue Reading

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo