Estudantes de Jundiaí desenvolvem site sobre impactos causados pelo descarte incorreto do lixo
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Estudantes de Jundiaí desenvolvem site sobre impactos causados pelo descarte incorreto do lixo

Projeto conseguiu a instalação de mais lixeiras na Vila Marlene

Publicado

em

Estudantes de Jundiaí desenvolvem site sobre impactos causados pelo descarte incorreto do lixo (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A sugestão de um grupo de quatro estudantes do Senac Jundiaí, transformada em site e apresentada no auditório da Prefeitura na última sexta (4), foi acatada pela Administração: a instalação de mais lixeiras na Vila Marlene será providenciada pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). 

A ação foi resultado de um contato entre o Senac e a Assessoria de Políticas da Juventude, e deixou as meninas radiantes. “O tema da sustentabilidade faz parte do nosso curso, e ficamos muito felizes por poder apresentar a proposta e saber que ela foi bem recebida”, disse Tayssa Evelyn de Abreu Lima, uma das integrantes.

Além dela, as estudantes Ana Laura Tobias Greco, Daniela Agata Gomes dos Santos e Stefanie Rosa Bonfim Mariterra são alunas do Programa Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e uma das tarefas do curso é o desenvolvimento de um projeto cujo tema transite pelo conteúdo ministrado.

Interessadas na proteção do meio ambiente, elas desenvolveram o site Impactos do Lixo , cujo foco é conscientizar sobre os riscos e impactos do lixo que é jogado nas ruas, calçadas e até mesmo em terrenos vazios.

O site realizou uma enquete para descobrir o que poderia ser melhorado na área de limpeza urbana, e o resultado foi esse: a instalação de mais lixeiras.

Presente à apresentação, o diretor de Limpeza Pública da UGISP, Márcio Alberto Moraes, parabenizou a iniciativa. “A enquete que as estudantes realizaram nos trouxe uma demanda da região e vamos aproveitar a sugestão, não só para atender o pedido como também para incentivar o trabalho delas”, afirmou.

O assessor de Políticas para Juventude, Diego Eduardo da Silva, explica que foi contatado pela professora da turma no Senac, Luiza Alice Bezerra, e agendou a apresentação. “Essas iniciativas trazem sugestões valiosas da juventude e é importante compartilhá-las com a Administração”, disse Diego. 

A professora Luiza também agradeceu a acolhida. “A sustentabilidade é uma marca formativa do Senac, e foi muito gratificante apresentar o site aqui. Vamos agora acompanhar o andamento do trabalho”.

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Alerta climático: 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850

Relatório divulgado pelo Observatório Europeu Copernicus da União Europeia revela consequências graves do aquecimento global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Em um alerta preocupante para a comunidade global, o Observatório Europeu Copernicus confirmou, em seu relatório divulgado nesta terça-feira (9), que o ano de 2023 foi oficialmente o mais quente já registrado desde 1850. Com temperaturas em níveis recordes, cientistas vinham antecipando esse cenário, mas os dados agora apresentados revelam uma situação ainda mais crítica do que se temia. O…

Continuar lendo