'Operação Estiagem' define cronograma de treinamentos com o Corpo de Bombeiros
Connect with us

Meio Ambiente

‘Operação Estiagem’ define cronograma de treinamentos com o Corpo de Bombeiros

Durante a reunião, as equipes dos órgãos definiram as ações preventivas a incêndios em vegetação.

Published

on

Atualizado há

Queimadas Jundiaí
O treinamento de brigadistas deve começar no dia 8 de junho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta sexta-feira (28), as equipes dos órgãos que participam da Operação Estiagem em Jundiaí se reuniram para definir um cronograma de treinamentos e capacitação, que será ministrado pelo Corpo de Bombeiros, para a especialização de brigadistas, focados na prevenção e combate à queimadas na cidade.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o curso de formação de brigadistas está previsto para iniciar no dia 8 de junho, com duração de 3 horas. Os interessados serão indicados pelas organizações, órgãos e instituições participantes da Operação Estiagem, definida em Plano Municipal de Contingência de Estiagem, a Defesa Civil.

Além disso, durante a reunião que aconteceu na sede da Fazenda Ermida, o grupo também pensou e desenvolveu ações preventivas a incêndios em vegetação. Essas ações envolvem vistorias em propriedades rurais e urbanas que têm maiores ocorrências de incêndios. Essas ações contarão com instrução e eventuais adequações necessárias, transmitidas ao proprietário do imóvel. 

Reunião debateu ações para os órgãos envolvidos no Plano de Contingência (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O coordenador da Defesa Civil, Coronel João Osório Gimenez, conta que a reunião foi produtiva. “Definimos ações específicas para as próximas semanas, inclusive a visitação às propriedades que contam com registros recorrentes de queimadas/incêndios nos últimos anos. Esses proprietários serão orientados com medidas de prevenção que deverão ser cumpridas pelos responsáveis”, comenta.

Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), da Guarda Municipal/Divisão Florestal, do Corpo de Bombeiros e da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), integrantes da Força Tarefa instituída para a Operação Estiagem no município de Jundiaí.

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Published

on

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continue Reading

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Published

on

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continue Reading

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Published

on

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continue Reading

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Published

on

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continue Reading