Operação Estiagem: Jundiaí inicia ações para minimizar problemas do clima seco
Connect with us

Meio Ambiente

Operação Estiagem: Jundiaí inicia ações para minimizar problemas do clima seco

A operação conta com apoio da Defesa Civil e outros órgãos para combater e prevenir queimadas e efeitos da baixa imunidade relativa do ar.

Published

on

Atualizado há

Queimadas Jundiaí
A operação tem previsão de seguir até o fim do mês de setembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, através da Defesa Civil, iniciou os trabalhos da Operação Estiagem, que busca minimizar os problemas decorrentes do combo diminuição de chuva + clima seco deste período do ano. A operação tem previsão de seguir até o fim do mês de setembro.

O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez, ressalta problemas como as queimadas e os efeitos da baixa umidade relativa do ar.

Gimenez também explica que, além de combater, a Operação Estiagem quer prevenir os problemas. Dessa forma, os meses anteriores têm contado com um trabalho integrado entre diferentes órgãos jundiaienses. Em janeiro deste ano, a prefeitura publicou o decreto municipal com Plano de Contingência de Estiagem no município.

Este documento determina diretrizes e procedimentos permanentes para o combate dos problemas desse período. “Nosso foco é, sempre, a proteção da vida da população”, declara Gimenez.

Confira a lista de entidades que fazem parte dessa força-tarefa, além da Defesa Civil:

  • Corpo de Bombeiros;
  • RINEM (Rede Integrada de Emergência);
  • Guarda Municipal;
  • DAE;
  • Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho;
  • Mata Ciliar;
  • Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro;
  • Casa Civil;
  • Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos;
  • Unidade de Saúde;
  • Unidade de Mobilidade e Transporte;
  • Unidade do Agronegócio, Abastecimento e Turismo;
  • Unidade de Inovação e Relação com o Cidadão.

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

Cigarras
Foto: Canva

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto "barulho". O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de…

Continue Reading

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading
Pular para o conteúdo