Bolsonaro discursa em cúpula sobre clima organizada por Joe Biden, nesta quinta-feira (22)
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Bolsonaro discursa em cúpula sobre clima organizada por Joe Biden, nesta quinta-feira (22)

Durante sua fala, Bolsonaro deve adotar um tom mais pacífico ao falar dos problemas florestais regulares no Brasil.

Publicado

em

Atualizado há

Nesta quinta-feira (22), o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), irá discursar na cúpula sobre o clima organizada por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. O evento virtual reunirá 40 dirigentes e Bolsonaro deverá se pronunciar sobre problemas da região amazônica, as queimadas regulares que acontecem na floresta e o desmatamento ilegal, que é uma das principais preocupações do estado norte americano.

De acordo com informações do UOL, Bolsonaro deverá adotar um discurso mais pacífico e de menos “rivalidade” durante o discurso desta quinta. Interlocutores do Palácio do Planalto e do Itamaraty dizem que o presidente sabe que outros líderes o cobrarão por visões controversas sobre a política ambiental do Brasil.

Essa mudança no tom de discurso de Bolsonaro faz parte de um esforço do governo brasileiro de melhorar as relações e o diálogo com os outros países, principalmente os Estados Unidos e a China. Essa demanda se mostrou inevitável aos interesses do Brasil, e também foi um dos motivos da troca do ex-ministro Ernesto Araújo, olavista e adepto de teorias sobre “globalismo” e “marxismo cultural”, pelo diplomata Carlos França, no Itamaraty.

Assim, o Brasil deverá antecipar as cobranças dos outros líderes durante a cúpula desta quinta-feira e apresentar dados considerados pelo Planalto relevantes e subestimados, relacionados a operações de repressão e as investigações contra os crimes ambientais no país.

Plano contra desmatamento e queimadas

Em reportagem, a Folha de S. Paulo informou que Bolsonaro deve voltar a se comprometer com o fim do desmatamento ilegal até 2030, e também convidará outros países para ajudar financeiramente com o combate das queimadas florestais.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que está sendo criticado e pressionado a renunciar o cargo, comentou uma parte do pronunciamento de Bolsonaro para a cúpula. Conforme dito pelo ministro, o governo irá dividir a fiscalização de desmatamento ilegal em “pequenos grupos de ação”.

“A partir de agora, vamos ter que ter uma estratégia diferente, que são pequenos grupos de ação atuando naqueles 10 ou 12 municípios que mais representam o desmatamento no arco do desmatamento. Muitos deles estão no Pará, mas tem em Mato Grosso, Rondônia, sul do Amazonas e Acre”, afirmou Salles ao “Estadão”.

Desta forma, o objetivo é mostrar números e metas, além de retirar os ruídos deixados na abertura da Assembleia Geral da ONU em 2020. Nesta ocasião, Bolsonaro mentiu e distorceu fatos, afirmando que o Brasil seria uma “vítima de uma das mais brutais campanhas de desinformação sobrea a Amazônia e o Pantanal”. Segundo ele, uma suposta “campanha escorada em interesses escusos” por parte de “instituições internacionais” junto a “associações brasileiras, aproveitadoras e impatrióticas”.

Além disso, no ano passado, o Presidente da República chegou a acusar os índios e caboclos da Amazônia de serem responsáveis pelos incêndios na região, e ainda que as queimadas no Pantanal eram causadas pelas altas temperaturas.

Participação de líder indígena

Joe Biden também convidou para participar da cúpula Sinéia do Vale, da etnia wapichana da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e que representará o Conselho Indígena de Roraima. O debate de Sinéia fará parte de um painel moderado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

“Essa sessão irá destacar os esforços críticos de atores não estatais e subnacionais que estão contribuindo para uma recuperação verde e trabalhando de forma estreita com governos nacionais para fazer avançar a ambição climática e resiliência”, explicou a Casa Branca.

Esse painel ainda contará com a participação de Anne Hidalgo, prefeita de Paris, além dos governadores de Tóquio e do estado do Novo México, e o presidente do congresso nacional de indígenas americanos.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade