Veterinário de Jundiaí já salvou cobras, emus e até uma lhama na região
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Veterinário de Jundiaí já salvou cobras, emus e até uma lhama na região

Além do seu trabalho como veterinário de animais silvestres e pets exóticos, ele também atua na mata fazendo resgates

Publicado

em

Atualizado há

Veterinário de Jundiaí já salvou cobras, emus e até uma lhama na região
Alguns dos animais cuidados em clínica especializada para animais silvestres, com o emu à esquerda (Foto: Reprodução/Instagram)

O veterinário Adriano Bauer, de Jundiaí, decidiu atuar com animais silvestres e pets exóticos e foi o responsável por abrir, há 15 anos, a primeira clínica veterinária voltada para esses animais em Jundiaí e a segunda em todo o Brasil, a Amazoo.

Com 18 anos de profissão, já atendeu os mais diversos animais. E, aqui mesmo em Jundiaí, a lista inclui cobras, sapos, variadas espécies de felinos, jacarés, mini porcos e até mesmo lhamas e emus, animais típicos de outros países.

As lhamas, comuns em países de altitudes elevadas da América do Sul, não são nada comuns aqui no Brasil, mas Adriano diz que o animal consegue se adaptar. “Mas ele precisa ter espaço”, afirma. O animal atendido vive em uma propriedade em Campo Limpo Paulista.

No sentido veterinário, um dos principais problemas de saúde das lhamas é em relação aos dentes. “É preciso ter um cuidado odontológico com elas”, diz.

Já o emu é a maior ave nativa da Austrália e depois do avestruz a segunda maior ave existente. Após os atendimentos na clínica, a ave passa bem.

Adriano cuidando de jacaré (Foto: Reprodução/Instagram)

“Desde a graduação, eu sempre gostei dos animais silvestres. Logo após finalizar a faculdade eu trabalhei em um zoológico e fiz residência no Instituto Butantã. Foi depois dessa fase de experiências que decidi, já orientado, abrir a clínica em Jundiaí”, continua.

Resgate na mata

Além do seu trabalho na clínica, Adriano atua constantemente em meio à mata para resgate de fauna e flora a fim de minimizar os impactos na natureza em caso de obras.

“Acompanhamos toda a atividade de supressão da vegetação, para tentar minimizar esse impacto. Colhemos mudas de plantas, soltamos os animais que estão na área em outras áreas que não serão mexidas, para que eles continuem vivendo em seus habitats”, explica.

Durante esse serviço, a atuação é direto na mata, cara a cara com o bicho: serpentes, pequenos roedores, gambás e muitos outros animais.

Um dia desses, Adriano encontrou essa coral verdadeira (Foto: Reprodução/Instagram)

“Mas já cheguei a ver veado, jaguatirica, gato do mato pequeno, cachorro do mato… Tudo isso aqui na região. É bem legal que, mesmo ao lado de São Paulo, exista uma fauna e uma flora tão ricas”, diz.

Para ele, atuar em meio à mata e com esses animais é sempre compensador e permite que conheça espécies que são desconhecidas pela maior parte das pessoas.

“Um exemplo de bicho bem legal que resgatei na obra que estou atualmente é a chamada rã-guarda-de-barriga-branca. O canto desse bicho é parecido com o apito de um guarda de trânsito”, continua.

A rã-guarda-de-barriga-branca (Foto: Marcello Bongiovanni)

Mas, por mais diferente que seja para a maior parte das pessoas o contato com esses animais e que alguns pets sejam vistos como exóticos, para Adriano é tudo muito normal.

“É rotineiro para mim lidar com esses animais, estou acostumado. Lido com eles diariamente”, reitera o veterinário, que com muito amor pela profissão salva diariamente àqueles animais que necessitam de cuidados.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade