Cadela ‘adota’ filhotes de gambás órfãos após queimadas
Connect with us

Mundo Pet

Cadela ‘adota’ filhotes de gambás órfãos após queimadas

Animais resgatados se agarram nas costas do cão sob supervisão de cuidadores; especialistas alertam sobre riscos em casos assim e explicam dificuldades na reintrodução dessas espécies

Published

on

Cadela adota gambás. (Foto: Reprodução)
Cachorra começou a cuidar dos filhotes de gambás como se fossem filhinhos dela. (Foto: Reprodução)

Sete filhotes de gambás resgatados após diversos incêndios nas matas de Monte Alto (SP) convivem, há um mês, com uma companheira diferente nos cuidados e reabilitação. Uma cachorrinha “adotou” os filhotes órfãos e, nas imagens feitas há poucas semanas, surpreende ao carregá-los nas costas, até mesmo em um passeio pelas ruas da cidade. Especialistas alertam que, apesar de fofa, situação deve ser evitada e pode ser um risco para os gambás.

A cadelinha do vídeo, apelidada de Jojo Toddynho, pertence à Talita Peixoto, estudante de biologia que tem auxiliado no cuidado dos animais sob orientação de ambientalistas locais. Ela relata que promoveu a interação entre eles quando observou que os filhotes estavam muito tristes. “Eu os coloquei nas costas da Jojo e eles a agarraram imediatamente. Desde então, ela começou a cuidar como se fossem filhinhos dela”, conta.

Veja o vídeo:

Os filhotes foram resgatados há pouco mais de um mês por Samuel Maria, amante de natureza credenciado para realizar esses trabalhos no município. Ele conta que, com os incêndios e a seca dos últimos dois meses, foram mais de 40 auxílios aos animais. “Entre eles, quatro eram fêmeas de gambás que, fugindo de queimadas, entraram nas cidades e foram mortas por cachorros. Com essa situação, alguns filhotes morreram, mas esses sete resistiram”, explica.

O número de resgates feitos por Samuel na região de Monte Alto já superou o ano inteiro de 2019: foram 298 auxílios aos animais no ano passado contra 315 atendimentos em 2020

Amigos ou rivais?

A bióloga Mariana Carolina Hara Motta, uma das administradoras do maior grupo online de cuidados e conservação de gambás brasileiros, ressalta que ataques de cães é provavelmente a maior causa de morte dos gambás nas áreas urbanas. “Uma das formas de evitar esse tipo de situação é não deixar ração dos mesmos exposta durante a noite, que é quando os gambás buscam alimento, visto que são noturnos”, explica.

Diante da situação inusitada da “adoção” dos pequenos pela cadelinha Jojo, a especialista alerta que os filhotes não podem manter os vínculos com cães, já que estarão vulneráveis à ameaça. E ainda acrescenta outros riscos nos cuidados dessa nova “mamãe”: “por questões anatômicas, cães não conseguem alimentar filhotes de gambás, já que eles não sabem ‘sugar’ como outros mamíferos e morreriam de fome. Esse tipo de informação divulgada pode influenciar outras pessoas a tentarem esse tipo de adoção caso se deparem com filhotes de gambás, o que pode ser perigoso e levar a morte desses filhotes”, reforça.

Sabendo desse cenário e evitando que aconteça com os filhotes o mesmo que ocorreu com as mães deles, Samuel e Talita trabalham também para que essa tenha sido uma aproximação momentânea, apenas enquanto eles estavam muito dependentes de carinho e atenção. Os cuidadores, em breve, devem aplicar técnicas para afastá-los do vínculo do cão e até de outros humanos e já apresentaram aos pequenos o enriquecimento ambiental, com estímulos à escalada em galhos e a exploração em hortas.

Reabilitação desafiadora

Assim como cangurus e coalas, gambás são marsupiais, ou seja, possuem uma “bolsa” na qual os filhotes nascem, amamentam-se e se desenvolvem. A ausência dos adultos da espécie, nesses casos, gera desafios para que os cuidadores reproduzam esse ambiente tão protegido. “Filhotes de marsupiais necessitam de fonte de aquecimento constante visto que não produzem calor sozinhos, simulando o calor que receberiam no marsúpio da mãe. A alimentação deve ser de poucas em poucas horas, já que os filhotes ficam acoplados nos mamilos da mãe durante as primeiras semanas de vida”, define Mariana Motta.

Samuel Maria explica como estão cuidado dos filhotes de Monte Alto (SP): “Esquentamos bolsas térmicas no micro-ondas e colocamos panos úmidos para simular esse ambiente do marsúpio. Além disso, é importante dar o leite certo, já que são quase intolerantes à lactose, e depois de um certo tempo começamos a introduzir, frutas, legumes e verduras. Antes de soltá-los vamos ainda vermifugar e acostumar os filhotes com insetos”.

Os gambás precisam também estar ariscos com humanos e com outros animais para que se protejam dessas espécies quando forem soltos e devem saber encontrar, de forma independente, recursos como água, abrigo e alimentos

Se todo o tratamento dos sete filhotinhos de Monte Alto evoluir da forma que está progredindo, os cuidadores acreditam que os pequenos devem ser encaminhados para uma área de soltura no município em alguns meses, assim que atingirem tamanho e pesos ideais, além das habilidades esperadas.

Com informações do G1.

Mundo Pet

Gato obeso tenta escapar de centro de emagrecimento mas acaba ‘entalado’

Depois de ser abandonado por seus tutores, o gato foi resgatado de um hospital, onde havia sido alimentado com bolachas, sopa e carne. Conheça Kroshik.

Published

on

Foto: Reprodução/X| Lord Bebo

Kroshik é um gato de 17 quilos resgatado do porão de um hospital. Recentemente, ele foi pego tentando escapar de seu centro de reabilitação, um sinal de que o felino está no caminho da recuperação. Entenda. Depois de ser abandonado por seus tutores, o felino foi resgatado de um hospital, onde havia sido alimentado com bolachas, sopa e carne. Kroshik,…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro é salvo depois de osso ficar preso em sua mandíbula

Na clínica, a equipe veterinária sedou Enzo e começou a procurar uma solução para tirar o osso preso na mandíbula do cachorro.

Published

on

Cachorro com osso preso em mandíbula
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros de Bloomington

Veterinários e bombeiros ajudaram a salvar um cachorro de uma situação complicada. O Corpo de Bombeiros publicou em sua rede social que os socorristas receberam uma ocorrência sobre situação incomum. Os tutores de Enzo - um pastor australiano - levaram o cão com um osso preso em sua mandíbula. Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros de Bloomington Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros de…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhote de cachorro abandonado mostra orgulhosamente seu jornalzinho para todos na rua

O pequeno cão erguia a cabeça com orgulho, exibindo seu amado “brinquedo” enquanto caminhava alegremente pela rua.

Published

on

Filhote de cachorro abandonado mostra orgulhosamente seu jornalzinho para todos na rua
Foto: Reprodução/Corridor Rescue/The Dodo

Durante uma patrulha, um pequeno filhote de cachorro abandonado carregando um jornal úmido chamou a atenção de um voluntário da ONG de resgate animal Corridor. O pequeno cão erguia a cabeça com orgulho, exibindo seu amado “brinquedo” enquanto caminhava alegremente pela rua. Foto: Reprodução/Corridor Rescue/The Dodo Apesar da atitude otimista do cachorro, ele estava sofrendo fisicamente com a vida na…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro preguiçoso conquista a internet com forma inusitada de beber água; VÍDEO

A publicação do vídeo do cachorro no TikTok gerou uma enorme repercussão, alcançando mais de 190 mil curtidas e quase três mil comentários.

Published

on

Cachorro preguiçoso conquista a internet com forma inusitada de beber água
Foto: Reprodução/TikTok | @tytoflores953282332

Um vídeo que rapidamente viralizou nas redes sociais, especificamente no TikTok, mostra um cachorro que conquistou o coração dos internautas por sua extrema preguiça. As imagens mostram o animal em uma situação inusitada e divertida durante o momento de se hidratar. Na gravação, o cachorro aparece deitado ao lado de um pote com água, com uma clara falta de vontade…

Continue Reading

Mundo Pet

Amor à primeira vista: Gato laranja invade acampamento e conquista coração de estranho

Nick, que se autodenomina uma pessoa que gosta de cachorros, não tinha muita familiaridade com gatos. Mas esse pequeno laranjinha começou a conquistá-lo.

Published

on

Gato laranja invade acampamento
Foto: Reprodução/TikTok | @gurtyvideos

Na semana passada, Nick Guertin estava acampando quando acordou de manhã cedo para usar o banheiro. Assim que abriu o zíper da barraca, do nada, um pequeno gato laranja correu até ele e pulou direto para a barraca, onde esperou pacientemente pelo retorno de Nick. Quando ele voltou para a tenda, o gato se aconchegou a ele, ficando imediatamente muito…

Continue Reading
Advertisement