Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro é um marco para a cultura de Jundiaí
Conecte-se conosco

Opinião

Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro é um marco para a cultura de Jundiaí

José Carlos Polo é ex-secretário de Finanças da cidade e cidadão com muito amor por Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

José Carlos Polo, ex-secretário de Finanças de Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

Dia memorável hoje, pois nosso Prefeito Luiz Fernando Machado entregou a todos nós um magnífico e maravilhoso espaço cultural: o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro. A nova Sala Glória Rocha, que integra aquele espaço, está verdadeiramente deslumbrante.

Não podia ter sido mais feliz a iniciativa de Luiz Fernando em homenagear um dos homens mais brilhantes que Jundiaí já conheceu, a quem tive a honra de servir em seus dois mandatos de prefeito e um de vice-prefeito.

Fávaro era um homem simples, de uma cultura invejável, e que tinha duas paixões, afora a que dedicava à sua linda família: construir escolas e levar água aos bairros mais afastados. Quando nos deixou, em 2004, tenho a certeza de que levou consigo a sensação de ter conseguido atingir plenamente seus objetivos.

Estive presente à inauguração nesta manhã e pude sentir a enorme emoção vinda de uma comunidade cultural vibrante. Muitas e justíssimas homenagens foram prestadas àqueles que contribuíram ontem e aos que contribuem hoje para o engrandecimento de nosso setor cultural.

Luiz Fernando falou com o coração, enaltecendo a figura de Pedro Fávaro, cujos familiares estavam ali presentes, e destacou que, igualmente, tem uma profunda paixão pelas crianças.
Não à toa, conseguiu nesses dois mandatos de prefeito realizar um extraordinário programa de trabalho voltado à educação e às crianças em particular. Muito obrigado.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí. Artigo por José Carlos Polo, ex-secretário de Finanças da cidade e cidadão com muito amor por Jundiaí.

Opinião

O petróleo não é o excremento do diabo e sim uma Dádiva de Deus

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor.

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Países do Oriente Médio, Nigéria, Venezuela, Irã, Angola, Congo, Argélia e Rússia são grandes produtores e exportadores de petróleo. Pertencem ou apoiam a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), um organismo com viés monopolista e autoritário. Mas além da terra rica, essas nações têm outras características similares como pobreza, concentração de rendas, aversão a institucionalidade democrática e são dominados…

Continuar lendo

Opinião

Opinião por Miguel Haddad: Inundações no RS e o papel das cidades na luta contra o desequilíbrio do Clima

Publicado

em

Por

Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul sofre nos últimos dias pela série de inundações devastadoras, resultantes das incessantes chuvas que assolaram a região. Com mais de uma centena de vítimas fatais e milhares de desalojados, estas enchentes se tornaram o pior evento climático da história do estado, desencadeando uma discussão urgente sobre os fatores que contribuíram para essa catástrofe e como…

Continuar lendo

Opinião

A corrupção é uma tempestade permanente e contribui diretamente com o caos provocado pelos desastres naturais

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Os Desastres Naturais são fenômenos que geram impactos nas sociedades humanas trazendo consequências graves para as pessoas. Obviamente muitos desses representam o ciclo natural da terra e ainda a ciência não desenvolveu instrumentos precisos de previsibilidade, para ajudar a amenizar os impactos sobre a vida e a economia. Atualmente, alguns eventos climáticos têm aumentado de maneira significativa, e os cientistas levantam hipóteses…

Continuar lendo

Opinião

Agência Moody’s confirma a recuperação da credibilidade da economia brasileira

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Canva

As últimas décadas do século XX foram determinantes para a modelagem da ordem mundial vigente e a acumulação financeira condicionando à produtiva e dando origem a um tipo de capitalismo com menor dinamismo e maior instabilidade quando comparado ao sistema vigente no pós-guerra e, além disso, inverteu o sentido de determinação das crises que passaram a originar-se na órbita financeira…

Continuar lendo

Opinião

Planejar a cidade

Artigo por Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí

Publicado

em

Por

Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí
Foto: Arquivo pessoal

Ao construirmos uma casa, necessitamos de planejamento e fundações sólidas. Assim também funciona com uma cidade: não há espaço para projetos desorientados, baseados em proposições meramente empíricas e desprovidas de sustentação orçamentária, sem unidade estratégica. O governador Mário Covas dizia que governar exige dizer sim, mas também dizer não. Acrescento que o que se diz, na prática, deve reverberar os…

Continuar lendo