Região Metropolitana de Jundiaí: defendo a integração para o desenvolvimento
Conecte-se conosco

Opinião

Região Metropolitana de Jundiaí: defendo a integração para o desenvolvimento

por Gustavo Martinelli, vice-prefeito de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí
Integrados formalmente, as ações individuais de Jundiaí e demais cidades passariam a ser coordenadas em conjunto (Foto: Pedro Amora)

Em agosto, a Aglomeração Urbana de Jundiaí completa 10 anos de institucionalização. Agora o próximo passo rumo ao desenvolvimento seria criar a Região Metropolitana de Jundiaí, reunindo as sete cidades que já fazem parte da AUJ, mais o município Itatiba.

Essa iniciativa faz todo sentido, já que Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista compartilham realidades e desafios semelhantes.

Somos quase 1 milhão de habitantes e contribuímos com mais de 3% do PIB estadual. Somos uma região pujante, fortemente industrializada, com grande potencial logístico graças à localização estratégica próximo de importantes rodovias, com apelo turístico e importância ambiental com destaque para a Serra do Japi.

Integrados formalmente, as ações individuais dos municípios passariam a ser coordenadas em conjunto, tendo assim mais peso.

Teríamos mais representatividade na esfera estadual, o que permitiria o planejamento a médio e longo prazos e a execução de ações conjuntas para questões de saúde, educação, segurança, mobilidade, transporte e meio ambiente, por exemplo.

Teríamos, também, mais força e crédito para conseguir financiamentos (inclusive internacionais), firmar convênios e parcerias, o que impulsionaria o desenvolvimento social e econômico.

Você pode perguntar: e como essa integração faria a diferença na prática?

Entre os impactos positivos, destaque para a melhoria da infraestrutura de serviços públicos, a ampliação do mercado de trabalho e a geração de emprego e renda, com reflexos positivos diretos na qualidade de vida da população.

Um exemplo é a manutenção da Marginal do Rio Jundiaí, que interliga Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Várzea Paulista – questão que seria mais facilmente solucionada dentro de uma Região Metropolitana.

Outro é a distribuição de medicamentos de alto custo, que passaria a ser centralizada em Jundiaí, não mais em Campinas. O mesmo ocorreria com a emissão de passaportes, hoje disponível apenas na região de Campinas. O Instituto Médico Legal (IML) ganharia em agilidade e infraestrutura.

Nosso descolamento de Campinas teria sido importante, também, durante a pandemia. A região de Jundiaí, mesmo com números muito melhores no combate à Covid, depende do desempenho de Campinas para avançar no Plano São Paulo.

Defendo a integração para o desenvolvimento. Defendo a criação Região Metropolitana de Jundiaí.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

Planejar a cidade

Artigo por Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí

Publicado

em

Por

Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí
Foto: Arquivo pessoal

Ao construirmos uma casa, necessitamos de planejamento e fundações sólidas. Assim também funciona com uma cidade: não há espaço para projetos desorientados, baseados em proposições meramente empíricas e desprovidas de sustentação orçamentária, sem unidade estratégica. O governador Mário Covas dizia que governar exige dizer sim, mas também dizer não. Acrescento que o que se diz, na prática, deve reverberar os…

Continuar lendo

Opinião

Os efeitos da escravidão promovida pelos colonizadores continuam impedindo o avanço da economia brasileira

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Brasil em pleno século XXI ainda enfrenta distorções na economia e desigualdade social por causa do longo período escravocrata e pela maneira como ocorreu o processo de abolição. As deformações na economia brasileira foram criadas a partir do momento em que a escravidão foi mantida, pois era a base do sistema legal desprezando o capitalismo como sistema de organização…

Continuar lendo

Opinião

Lula festeja o crescimento da economia e o povo ainda não

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Presidente Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

As projeções para a economia brasileira são positivas e o governo aproveita para promover as suas conquistas dando publicidade para a posição do Brasil no ranking das maiores economias global, e com isso vai camuflando o problema endêmico da distribuição de rendas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024…

Continuar lendo

Opinião

Elon Musk ataca a democracia no Brasil, tentando barrar a BYD e amenizar sua agonia

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Publicado

em

Por

Elon Musk
Foto: Reprodução/Youtube

O ambicioso, controverso, arrogante e polêmico bilionário sul africano Elon Musk, em uma entrevista à Bloomberg em 2011, caiu na gargalhada quando o repórter sugeriu a BYD como possível rival da gigante Tesla no setor de veículos elétricos. Musk respondeu com empáfia, perguntando se alguém já tinha visto um carro da marca chinesa, subestimando qualquer possibilidade de algum terráqueo superar…

Continuar lendo

Opinião

Decisão do STF sobre retroatividade de impostos agrava a insegurança jurídica

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Publicado

em

Por

Rafael Cervone é presidente do CIESP. Foto: CIESP/Divulgação

É absurda e danosa à economia a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a cobrança retroativa de impostos não recolhidos no passado em razão de sentenças judiciais definitivas ganhas pelas empresas. Estas terão de despender agora expressivo volume de dinheiro com uma inesperada despesa, para arcar com algo que a própria Justiça havia estabelecido como indevido. É uma…

Continuar lendo
Publicidade