
Durante a década de 1940, surgiu no Brasil uma campanha que visava a doação de aviões, dinheiro ou materiais que servissem para a compra ou construção das aeronaves, ampliação de hangares ou construção de campos de pouso – o que incentivou, posteriormente, a criação dos aeroclubes.
A Campanha Nacional da Aviação, ou CNA, como ficou conhecida – também chamada de “Campanha para Dar Asas à Juventude Brasileira” ou “Deem Asas ao Brasil” – foi organizada no governo de Getúlio Vargas e idealizada pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand, dono da da cadeia de jornais Diários Associados, e pelo senhor Joaquim Pedro Salgado Filho, então ministro da Guerra.

Um dos objetivos da CNA era consolidar a aviação civil no país. Também procurava, com a formação dos pilotos e constante movimentação no espaço aéreo brasileiro, monitorar sobrevoos de aviões inimigos ao nosso território, já que estávamos vivendo a Segunda Guerra Mundial.
Foi por esse motivo que Assis Chateaubriand esteve em Jundiaí, numa imagem que mostra várias pessoas em mesas, num banquete. Uma delas é o então prefeito Manoel Aníbal Marcondes.
A CNA terminou no início da década de 1950, após a doação de mais de mil aviões por todo o Brasil, além de aeroclubes dos países da América do Sul e de Portugal. Nosso país teve um acréscimo de mais de três mil pilotos civis e militares brevetados em aeroclubes.
Passamos, também, de uma quantidade inferior a 40 aeroclubes para cerca de 400 destas instituições espalhadas por todo o país.
Jundiaí
O Aeroclube de Jundiaí surgiu dia 2 de junho de 1941 – apenas dois anos depois da Segunda Guerra ter iniciado – exatamente onde está até hoje, mas naquela época com pista de terra batida e aviões conhecidos como “Teco-Teco”.
[tdj-leia-tambem]
Muito antes disso, em 1911, foi fundado o Aeroclube do Brasil, no Rio de Janeiro, que teve como presidente de honra Alberto Santos Dumont.
Muitos pilotos ali formados, a partir de 1941, integraram a FEB (Força Expedicionária Brasileira) e estiveram na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Com a vitória, o aeroclube continuou formando pilotos – mas apenas destinados à aviação civil.
Espero que tenha gostado! Obrigado por nos acompanhar nessa viagem no tempo e peço que ajude a preservar nossa história: envie fotos antigas e participe do grupo no Facebook.
Até a semana que vem!