
Guardadas as devidas proporções, há muitas coincidências entre os governos do então presidente Juscelino Kubitscheck (JK) e o ex-prefeito de Jundiaí, Ibis Cruz. Ambos foram considerados arrojados durante a campanha eleitoral, pois prometiam trazer o desenvolvimento com ações inovadoras e muita vontade.
Quem não se lembra da campanha “50 anos em 5”, de JK? Vieram investimentos em rodovias, na indústria – automobilística, siderúrgica e naval – a captação de recursos estrangeiros e a construção de Brasília (DF).

Depois de quatro anos à frente do governo federal, até hoje ele é considerado o “pai do Brasil moderno” – em que pese as críticas da oposição de que Juscelino deixou o país endividado e com uma inflação altíssima.
Como não havia reeleição naquela época, JK não pôde continuar o que havia planejado para o Brasil. Assim também como Ibis Pereira Mauro da Cruz, que governou Jundiaí de 1973 a 1977.

Foi na administração Ibis Cruz que o município ganhou as avenida Antônio Frederico Ozanam, Imigrantes, 14 de Dezembro e Nove de Julho. Esta última, inclusive, foi considerada na época uma aberração.

A frase que mais se ouvia em Jundiaí era que a nova avenida ligaria “nada a lugar nenhum”. Os anos passaram e hoje ela é considerada o cartão postal da cidade.
Em 3 de dezembro de 1976 aconteceu a inauguração do segundo trecho da Nove de Julho, um marco na história de Jundiaí.

A avenida, antes conhecida como Córrego do Mato, não tinha saneamento básico – assim como praticamente toda a cidade. O nome Nove de Julho, segundo o próprio Ibis, foi uma homenagem a São Paulo e à Revolução Constitucionalista de 1932.
Uma particularidade: quando Ibis fez a avenida dos Imigrantes, o objetivo era homenagear todas as nacionalidades que para cá vieram e ajudaram Jundiaí a ser grande. Na gestão do prefeito André Benassi, o nome da avenida foi alterado para “Imigrantes Italianos”.
E aí, gostou da história desta semana?
Espero que tenha gostado e agradeço por nos acompanhar nessa viagem no tempo. Peço que ajude a preservar nossa história: envie fotos antigas e participe do grupo no Facebook.
Até a próxima!