leite Jundiaí 1957

Vivemos hoje na era da modernidade, em que basta um simples toque no aparelho de telefone celular para que um produto, mercadoria ou comida chegue em nossas casas, não é? Mas a entrega de alimentos a domicílio é algo bem antigo, que os comerciantes do século passado faziam utilizando tração animal e com muito carinho.

leite Jundiaí
Leite entregue em Jundiaí do Lacticinios Jundiaí

Na coleção “100 anos de fotografia pelas lentes da Folha”, criada pelo jornal A Folha de São Paulo, a capa do volume 7 traz uma imagem de Jundiaí em 1957, quando se aguardava a chegada do leite vindo pela Sorocabana para ser entregue na cidade.

As garrafas de leite e os pãezinhos eram deixados na porta de casa – algumas vezes até com dinheiro embaixo das garrafas, para pagamento, e ninguém mexia.

charrete Jundiaí

Em 1969, Carlos Viotti ao lado da carroça de verduras e legumes na Vila Argos Nova (foto acima). Reparem no terreno ao fundo da foto, pois nesse local, mais tarde, foi construído o Hospital Paulo Sacramento.

Até o final dos anos 1970, Jundiaí ainda possuía muitos pequenos comerciantes que trabalhavam com veículos de tração animal, carroças e charretes: eram os leiteiros, padeiros, peixeiros, catadores de ferro-velho, oveiros e verdureiros.

Obrigado por nos acompanhar nessa viagem no tempo e peço que ajude a preservar nossa história: envie fotos antigas e participe do grupo no Facebook.

Até a semana que vem!

[tdj-leia-tambem]