Após turbulência, Câmara de Jundiaí se volta à paz e às "pautas do bem"
Connect with us

Política

Após turbulência, Câmara de Jundiaí se volta à paz e às “pautas do bem”

Projetos de valorização da mulher, para diabéticos, de preservação ambiental e pela paz são aprovados

Published

on

Atualizado há

Quézia de Lucca
Quézia de Lucca (PL), estreante no Legislativo, cria selo para que empresas valorizem a mulher (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Vinte e um dias depois do “tiroteio verbal” causado por divergências entre vereadores de Jundiaí na discussão de projetos de lei, a paz voltou a reinar na Câmara Municipal. Coincidência ou não, para referendar essa situação até o “Dia da Convivência em Paz” foi instituído no município, na sessão desta terça (25).

Desde o entrevero, inclusive, as pautas têm reunido projetos de interesse público e sem polêmicas. Segundo o Tribuna de Jundiaí apurou, os projetos considerados mais espinhosos em relação à opinião pública também não serão colocados em discussão sem o debate prévio dos parlamentares.

Entre as iniciativas discutidas no plenário, nesta terça (25), o Legislativo aprovou a criação do selo “Empresa Amiga da Mulher”, de reconhecimento à valorização dos direitos da mulher.

“O objetivo é incentivar as empresas na contratação e valorização da mulher no mercado de trabalho, buscando a igualdade de gênero no quadro de funcionários, além do acréscimo e aprimoramento de práticas empresariais que culminem em políticas sociais de valorização e/ou proteção das mulheres e seus direitos”, comentou Quézia de Lucca (PL), autora do projeto de decreto legislativo.

A empresa que seguir os requisitos definidos no projeto deve fazer o pedido diretamente à Câmara Municipal para obtenção do selo.

Sustentabilidade

Outra iniciativa foi a votação em segundo turno do projeto que exige práticas sustentáveis de construção em obras de contrapartida, definidas pela Prefeitura de Jundiaí. Criado pelo presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB) e pelo vice-prefeito Gustavo Martinelli (DEM), à época vereador, a matéria preza pelo respeito à qualidade de vida das pessoas e ao meio ambiente.

“Nos projetos de obra já devem constar itens voltados à sustentabilidade”, explicou Faouaz, durante a sessão. “O objetivo da iniciativa visa o desenvolvimento econômico sustentável do município, além do respeito ao meio ambiente”, completou Gustavo Martinelli.

Paz

Também de autoria de Faouaz Taha, foi aprovado o projeto que define o “Dia Municipal da Convivência em Paz”. A proposta determina que todo dia 16 de maio em Jundiaí será lembrado para reforçar a necessidade de harmonia as relações, em alusão aos países devastados por conflitos e guerras. A data é determinada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) desde 2017.

“Recebi essa sugestão da amiga Alexandra Simões e trata-se de uma ação simples, mas que tem bastante significado. A data também remete ao trabalho da ONU para o respeito entre diferentes povos e culturas”, comentou Faouaz.

Diabéticos

Do delegado Paulo Sérgio Martins (PSDB) também veio a proposta de que as pessoas diabéticas não sejam impedidas ou tenham dificultado o acesso a qualquer estabelecimento quando estiverem portando equipamento, material ou insumo destinado ao monitoramento ou tratamento da doença.

“A proibição da entrada do diabético com os produtos e insumos que lhe são necessários em local público ou privado oferece grande risco de morte, frente à premente necessidade que possui de se manter atualizado da condição física e bem alimentado, para assim controlar os níveis de glicose corretamente. Não podemos aceitar nos dias que seguem a vexatória situação de ser barrado, impedido ou censurado por ter a obrigação de manter tratamento devido a deficiência congênita”, destacou o vereador.

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading

Política

Câmara acelerou votação de projeto que iguala aborto ao crime de homicídio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou a aprovação da matéria em apenas 23 segundos, de maneira simbólica.

Published

on

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante votação de projeto que iguala aborto ao homicídio
Foto: Reprodução/TV Câmara

Nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou, em votação relâmpago, a tramitação com urgência do projeto que equipara aborto a homicídio. Com isso, a votação do projeto irá diretamente para o plenário da Casa, e não passará por análise de comissões relacionadas ao tema do projeto. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou…

Continue Reading

Eleições 2024

Oposição em Jundiaí cria conselho político independente para debater a cidade

O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros

Published

on

Foto: Divulgação

Em uma reunião com mais de 150 pessoas, o conselho político independente, formado pela oposição, tomou posse em Jundiaí. O evento, que contou com a participação da sociedade local, marcou a formação de um grupo apartidário com o objetivo de discutir e propor soluções para problemas da cidade. O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros. Mauro…

Continue Reading

Política

PF indicia Juscelino Filho, ministro de Lula, sob suspeita de corrupção e organização criminosa

Filho é suspeito de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares – quando era deputado federal – para Vitorino Freire, no interior do Maranhão.

Published

on

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), a Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório que indicia o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. O relator é o ministro Flávio Dino e o caso está sob sigilo. De acordo com nota emitida por Filho, o indiciamento "é uma ação…

Continue Reading

Eleições 2024

Pedro Bigardi anuncia sua pré-candidatura a vereador em Jundiaí

Published

on

Pedro Bigardi ex-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, concedeu uma entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí para falar sobre sua recente decisão de lançar sua pré-candidatura a vereador nas próximas eleições municipais. Durante a conversa, Bigardi compartilhou suas motivações, prioridades legislativas e expectativas para o futuro da cidade, além de discutir a importância de uma Câmara Municipal independente e a aliança com…

Continue Reading