Brasil cai 10 posições em ranking de percepção sobre corrupção
Connect with us

Política

Brasil cai 10 posições em ranking de percepção sobre corrupção

O índice mede como especialistas e empresários enxergam a integridade do setor público nos 180 países pesquisados. O Brasil ficou na 104ª posição.

Published

on

Atualizado há

O Brasil ficou com dois pontos a menos do que 2022, abaixo da média global, que está em 43 pontos (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (30), a entidade Transparência Internacional divulgou o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, mostrando que o Brasil caiu 10 posições. Nesta edição do levantamento, o país registrou 36 pontos e ficou na 104ª posição.

O IPC mede como especialistas e empresários enxergam a integridade do governo de 180 países pesquisados. A nota vai de zero – significando “altamente corrupto” – a 100 – “muito íntegro”. Dessa forma, quanto melhor a posição no ranking, menos considera-se o país corrupto.

O Brasil ficou com a mesma pontuação da Argélia, da Sérvia e da Ucrânia. Entre os países das Américas, o Brasil ficou atrás de Uruguai (76 pontos), Chile (66 pontos), Cuba (42 pontos) e Argentina (37 pontos), por exemplo.

Além disso, o Brasil ainda ficou dois pontos a menos do que no levantamento anterior e abaixo da média global de 43 pontos. Esta é a segunda pior pontuação do Brasil desde o início do índice. Em 2018 e 2019 o país recebeu apenas 35 pontos. O país mais bem classificado no ranking foi a Dinamarca, com 90 pontos. A Somália recebeu a menor pontuação, com 11 pontos.

Corrupção no Brasil

Para a Transparência Internacional, em 2023 o Brasil “falhou na reconstrução do pilar político de controle da corrupção”. Mas, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), a entidade tem trabalhado na prevenção à corrupção.

O relatório da entidade cita o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro como “um retrocesso no combate a corrupção no país”. “Os anos de Jair Bolsonaro na Presidência da República deixaram a lição de como, em poucos anos, podem ser desmontados os marcos legais e institucionais anticorrupção que o país levou décadas para construir”, menciona.

Em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o relatório critica, por exemplo, a flexibilização da Lei das Estatais. “Já há sinais de piora nos termos atuais de barganha entre governo federal e Congresso, com a reintrodução de outra grande moeda de troca política: o loteamento das estatais”, pontua.

Como ponto positivo da atual gestão, o relatório menciona a decisão da CGU de reverter o sigilo de documentos determinados pelo governo anterior. “O âmbito do controle social da corrupção, houve avanços. A Controladoria-Geral da União reverteu quase duas centenas de sigilos abusivos determinados pelo governo Bolsonaro e, mais importante, estabeleceu regras para prevenir novas violações da Lei de Acesso à Informação”, detalha.

Eleições 2024

Parimoschi reúne especialistas para apresentar muralha de segurança para Jundiaí

“O investimento total que faremos na área de segurança pública, em Jundiaí, vai passar dos R$ 100 milhões”, diz o candidato.

Published

on

Parimoschi reúne especialistas para apresentar muralha de segurança para Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O candidato à Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, se reuniu com representantes de forças de segurança pública, empresas de segurança patrimonial, condomínios logísticos e membros da sociedade civil, nesta terça-feira (17), para apresentação da muralha virtual jundiaiense de segurança que está no seu plano de governo. O evento contou com a palestra de José Antonio Baptistão, um dos maiores…

Continue Reading

Política

Deputado do Novo quer cobrar mensalidades em universidades públicas de SP

Valor da cobrança mudaria conforme a renda do estudante e teria isenção para alguns casos

Published

on

Universidades públicas de São Paulo podem ter mensalidaeds; jovens estão em mesa de biblioteca estudando.
Projeto ainda passará por avaliações (Foto: Canva)

O deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o Projeto de Lei Nº 672/2024, que prevê o Programa SIGA (Sistema de Investimento Gradual Acadêmico), responsável por implementar mensalidades nas universidades públicas estaduais. O valor da  cobrança mudaria conforme a renda do estudante e teria isenção para alguns casos. A inspiração do projeto…

Continue Reading

Eleições 2024

Após ser repreendido, Pablo Marçal cola adesivo na boca em gesto de censura

Candidato foi repreendido após chamar Guilherme Boulos de “Boules” durante o debate

Published

on

Pablo Marçal com adesivo colocado na boca.
Pablo Marçal cola adesivo na boca após ser repreendido em debate, em alusão à censura (Foto: Reprodução/ YouTube)

Durante o debate da RedeTV! e UOL com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) colocou um adesivo na boca após ser repreendido pela jornalista Amanda Klein, gerando um momento de tensão. A ação aconteceu após Pablo Marçal chamar o deputado Guilherme Boulos (Psol) de “Boules” e, com isso, a mediadora precisou intervir informando que os candidatos…

Continue Reading

Eleições 2024

Datena joga cadeira em Pablo Marçal durante debate

Apresentador acabou sendo expulso do debate e Marçal foi levado ao hospital, segundo sua assessoria

Published

on

Datena, em debate, jogando cadeira em Pablo Marçal.
A confusão aconteceu no quarto bloco do debate (Foto: Reprodução/ TV Cultura)

Durante o debate da TV Cultura, o candidato José Luiz Datena (PSDB) surpreendeu todos dando uma cadeirada no Pablo Marçal (PRTB) após provocações. Marçal havia questionado o candidato do PSDB sobre sua desistência e, o candidato do PSDB por sua vez, afirma que não vai perdoá-lo pela acusão de assédio sexual. "Você é um arregão. Atravessou o debate esses dias…

Continue Reading

Eleições 2024

João Paulo conduz caminhada e bandeiraço na região Oeste de Várzea Paulista

Published

on

João Paulo cumprimenta moradora em frente a uma casa em Várzea Paulista durante caminhada, acompanhado por apoiadora e crianças ao fundo.
Foto: Divulgação

No último sábado (14), o candidato a vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo, liderou uma caminhada e bandeiraço pelos bairros Parque Guarani e Vila Indaiá, localizados na região Oeste da cidade. Durante a ação, João Paulo aproveitou para conversar com moradores, ouvir suas demandas e reforçar seu compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado pelo governo atual. Conversa com os…

Continue Reading
Advertisement