Connect with us

Política

Guedes demite secretário da receita por causa da nova CPMF

Marcos Cintra trabalhava em proposta de reforma tributária do governo

Published

on

Guedes demite secretário da receita por causa da nova CPMF
Guedes demite secretário da receita por causa da nova CPMF

O ministro da Economia, Paulo Guedes, demitiu nesta quarta-feira (11), o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra. O ex-secretário vinha defendendo a adoção de um novo tributo sobre transações financeiras, com possível criação admitida por Guedes – uma reedição da extinta CPMF. 

O auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto assume interinamente o posto. Nesta semana, o governo anunciou novos planos, como alíquota começaria em 0,19% e, em dois anos, atingiria 0,67%. 

O governo já confirmou a proposta de reforma tributária, mas afirma que o texto só será divulgado após o aval do presidente Jair Bolsonaro e do próprio ministro da Economia. 

Alvo de críticas de especialistas, um novo imposto sobre pagamentos já criava resistência antes mesmo da apresentação da reforma tributária o governo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, contestou publicamente a possibilidade de que a criação do imposto seja aprovado pelo Congresso Nacional. 

Cintra é defensor do imposto sobre pagamentos desde a década de 1980 quando o economista americano Edgar Feige introduziu o conceito em estudos feitos pela Universidade de Wisconsin. 

Durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro negou que reedição de um imposto sobre pagamentos estivesse em seus planos de governo. “Votei pela revogação da CPMF na Câmara e nunca cogitei sua volta”, escreveu ele no Twitter em setembro de 2018. 

Agora presidente, Bolsonaro admitiu a criação do imposto. “Já falei para o Guedes: para ter nova CPMF, tem de ter uma compensação para as pessoas. Senão ele vai levar porrada até de mim”, declarou Bolsonaro na terça-feira (03), em um café da manhã no Palácio da Alvorada.

Fonte: Veja

Política

Jundiaí sofre com quedas de energia e fios soltos; vereadores cobram CPFL

Demora na poda de árvores afeta a rede elétrica e causa interrupções frequentes no fornecimento de energia.

Published

on

A falta de manutenção na rede elétrica e de telecomunicações em Jundiaí foi tema de debate na Câmara Municipal nesta terça-feira (11). Vereadores cobraram respostas da CPFL Piratininga sobre problemas recorrentes, como a demora na poda de árvores que atingem a fiação, quedas frequentes de energia e fios soltos de telefonia e internet que representam risco para a população. A…

Continue Reading

Política

Vereadores de Jundiaí aprovam moções sobre saúde, trânsito e direitos sociais; veja o que foi discutido

Antes do início das votações, a Câmara entregou o Diploma “Mulher Cidadã Clara Zerkin” a oito mulheres que contribuíram significativamente para a sociedade jundiaiense. Saiba mais.

Published

on

A Câmara Municipal de Jundiaí realizou, nesta terça-feira (11), a quinta sessão ordinária da 19ª legislatura. Com a presença de 18 dos 19 vereadores — a vereadora Mariana Janeiro está em agenda da ONU nos Estados Unidos —, a sessão foi marcada por uma emocionante homenagem a mulheres que se destacaram na comunidade e pela votação de projetos e moções…

Continue Reading
Pular para o conteúdo