Iniciativa de Faouaz permite denúncia online sobre soltura de fogos com estampido
Conecte-se conosco

Política

Iniciativa de Faouaz permite denúncia online sobre soltura de fogos com estampido

O objetivo é permitir que pessoas registrem onde ocorre a soltura na cidade e, assim, ampliar atuação da campanha de conscientização ‘Festa Legal Não Tem Rojão’

Publicado

em

Faouaz Taha. (Foto: Divulgação)
A lei 9.545/2020 deixa claro que fica proibida a soltura dos fogos barulhentos e não daqueles apenas luminosos. (Foto: Divulgação)

Como todo fim de ano, o mês de dezembro é marcado pela maior incidência da soltura de rojões (fogos com estampido). Diante do período e da lei vigente na cidade desde julho deste ano que proíbe o tipo de disparo, o vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, um dos autores da lei, disponibiliza um meio online para denúncias.

O objetivo é permitir que pessoas registrem onde ocorre a soltura na cidade e, assim, ampliar atuação da campanha de conscientização ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ a respeito do tema, criada pelo vereador desde 2018. “A lei é muito importante, mas é a conscientização das pessoas que, a longo prazo, dará força à norma”, diz.

Faouaz lembra que, embora já sancionada pelo prefeito, a lei que proíbe a soltura dos fogos com estampido – aprovada em junho deste ano – ainda precisa ser regulamentada pelo Poder Executivo. Essa regulamentação é que define a fiscalização sobre a soltura.

“Enquanto aguardamos e cobramos essa organização, criamos uma plataforma online, de forma voluntária, para que aqueles que se incomodem com os estouros possam informar. Muitas pessoas nos procuram ao longo do ano e nesta época ainda mais. Mães de crianças autistas, famílias que possuem idosos, acamados e animais de estimação que sofrem demais nos pedem um meio de contribuir com a fiscalização”, afirma Faouaz.

Por meio do link, também é possível fazer denúncia a respeito do uso de chumbinho contra os animais – Faouaz também é autor da lei que criou campanha de conscientização a respeito do uso criminoso dessa substância – e de barulho excessivo por escapamento de carros e motos.

“Esse formulário foi pensado com base nas denúncias espontâneas que já recebíamos no gabinete. Essa é uma forma de mapearmos o que ocorre na cidade em relação aos assuntos e levarmos às autoridades responsáveis que poderão estruturar essa futura fiscalização”, ainda diz o vereador.

A lei 9.545/2020 deixa claro que fica proibida a soltura dos fogos barulhentos e não daqueles apenas luminosos. “Ainda que estejamos vivendo esse momento de pandemia e a recomendação seja de distanciamento nesta época de festas, é importante alertar aqueles que, ainda assim, e com a proibição por lei, pretendem soltar rojões. Os riscos são comprovados e não só pelo barulho, como pelo próprio manuseio”, diz Faouaz.

Para registrar a denúncia, basta acessar o link: https://bit.ly/37f6gyd

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo