Soltura de fogos esquenta, mais uma vez, debate de vereadores em Jundiaí
Conecte-se conosco

Política

Soltura de fogos esquenta, mais uma vez, debate de vereadores em Jundiaí

Reclamações de moradores e campanha de conscientização reacendem tema no Legislativo. Prefeitura diz que vai tomar providências

Publicado

em

Atualizado há

Câmara Jundiaí Fogos
Uso dos fogos de artifício nas festas de final de ano e em jogos de futebol recentes reacenderam a discussão (Foto: Câmara Municipal)

As festas de final de ano e os jogos de futebol de maior destaque nos últimos dias trouxeram à tona, novamente, a polêmica em torno da proibição da soltura de fogos de artifício com estampido em Jundiaí. Nesta terça (9), parlamentares cobraram a regulamentação da lei por parte da Prefeitura para que a fiscalização possa ser efetivamente realizada. Em nota, o Executivo informou que “em virtude dos recentes e reiterados descumprimentos”, avaliará novas ações a serem realizadas.

A lei aprovada ano passado no município proíbe a soltura deste tipo de artefato, mas a venda continua sendo feita normalmente, segundo os parlamentares. O debate teve início após o vereador Antônio Carlos Albino (PL) conseguir a aprovação de projeto pedindo a criação de uma campanha de conscientização. “Diminuiu muito (a soltura) com a lei aprovada mas, infelizmente, as casas de fogos continuam vendendo. Queremos cartazes para alertar as pessoas e campanhas nas escolas”, lembrou.

O presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB), explicou que a lei criada ano passado ainda não foi regulamentada pela Prefeitura. “Estamos pedindo ao Executivo que defina a forma como será feita essa fiscalização, a quem ela compete e como será possível denunciar”, comentou.

O delegado Paulo Sérgio Martins (PSDB) também cobrou a regulamentação da lei dos fogos, citando inclusive que há um prazo de seis meses para que o Executivo faça isso. “Precisamos fazer alguma coisa que realmente mexa no bolso de quem quer ser contrário à lei. Essa campanha é legal, mas o brasileiro só sente quando dói no bolso”, cutucou.

Antônio Carlos Albino (PL) foi mais incisivo: “Vai ficar 10 anos lá para o Executivo regulamentar?”. Ele sugeriu também que um requerimento seja feito à Prefeitura pedindo explicações sobre a não regulamentação.

A lei dos fogos foi aprovada dia 16 de junho do ano passado e sancionada pelo prefeito. Ela prevê multa de até R$ 2 mil para quem for flagrado soltando fogos com estampido. Já quem for flagrado vendendo este tipo de artefato pode ter de pagar até R$ 1,7 mil e ter o comércio interditado.

Outro lado

Em nota enviada à Tribuna de Jundiaí, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), informou que “a Lei Municipal nº 9.454, de 2 de julho de 2020, veda o manuseio, utilização e soltura de fogos de artifício de estampido e artefatos explosivos pirotécnicos sonoros, sendo que em seu art. 2º há previsão de apreensão do material, multa e até interdição de atividade, no caso de pessoa jurídica”.

O texto ainda destaca que “em que pese não haver previsão expressa de regulamentação na referida lei, já estão sendo ouvidos os órgãos técnicos competentes do município para eventual edição de decreto, visando pormenorizar as disposições contidas na referida norma e viabilizar, na íntegra, a sua aplicabilidade. Em virtude dos recentes e reiterados descumprimentos, a Prefeitura de Jundiaí avaliará novas ações a serem realizadas. A população que sentir-se incomodada com a soltura de fogos deve ligar para a Guarda Municipal no telefone 153”.

Adiados

O projeto de lei complementar que trata do pagamento de recompensa para quem denunciar autores de crime de queimada no município foi adiado para 8 de setembro deste ano. O pedido, feito pelo vereador Edicarlos Vieira (PP) – responsável pela proposta – teve como justificativa a discussão da matéria com ambientalistas da cidade.

Outro projeto adiado foi o da microchipagem, que vai aguardar a chegada de uma proposta do Executivo a respeito do tema.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade