Soltura de fogos esquenta, mais uma vez, debate de vereadores em Jundiaí
Connect with us

Política

Soltura de fogos esquenta, mais uma vez, debate de vereadores em Jundiaí

Reclamações de moradores e campanha de conscientização reacendem tema no Legislativo. Prefeitura diz que vai tomar providências

Published

on

Atualizado há

Câmara Jundiaí Fogos
Uso dos fogos de artifício nas festas de final de ano e em jogos de futebol recentes reacenderam a discussão (Foto: Câmara Municipal)

As festas de final de ano e os jogos de futebol de maior destaque nos últimos dias trouxeram à tona, novamente, a polêmica em torno da proibição da soltura de fogos de artifício com estampido em Jundiaí. Nesta terça (9), parlamentares cobraram a regulamentação da lei por parte da Prefeitura para que a fiscalização possa ser efetivamente realizada. Em nota, o Executivo informou que “em virtude dos recentes e reiterados descumprimentos”, avaliará novas ações a serem realizadas.

A lei aprovada ano passado no município proíbe a soltura deste tipo de artefato, mas a venda continua sendo feita normalmente, segundo os parlamentares. O debate teve início após o vereador Antônio Carlos Albino (PL) conseguir a aprovação de projeto pedindo a criação de uma campanha de conscientização. “Diminuiu muito (a soltura) com a lei aprovada mas, infelizmente, as casas de fogos continuam vendendo. Queremos cartazes para alertar as pessoas e campanhas nas escolas”, lembrou.

O presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB), explicou que a lei criada ano passado ainda não foi regulamentada pela Prefeitura. “Estamos pedindo ao Executivo que defina a forma como será feita essa fiscalização, a quem ela compete e como será possível denunciar”, comentou.

O delegado Paulo Sérgio Martins (PSDB) também cobrou a regulamentação da lei dos fogos, citando inclusive que há um prazo de seis meses para que o Executivo faça isso. “Precisamos fazer alguma coisa que realmente mexa no bolso de quem quer ser contrário à lei. Essa campanha é legal, mas o brasileiro só sente quando dói no bolso”, cutucou.

Antônio Carlos Albino (PL) foi mais incisivo: “Vai ficar 10 anos lá para o Executivo regulamentar?”. Ele sugeriu também que um requerimento seja feito à Prefeitura pedindo explicações sobre a não regulamentação.

A lei dos fogos foi aprovada dia 16 de junho do ano passado e sancionada pelo prefeito. Ela prevê multa de até R$ 2 mil para quem for flagrado soltando fogos com estampido. Já quem for flagrado vendendo este tipo de artefato pode ter de pagar até R$ 1,7 mil e ter o comércio interditado.

Outro lado

Em nota enviada à Tribuna de Jundiaí, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), informou que “a Lei Municipal nº 9.454, de 2 de julho de 2020, veda o manuseio, utilização e soltura de fogos de artifício de estampido e artefatos explosivos pirotécnicos sonoros, sendo que em seu art. 2º há previsão de apreensão do material, multa e até interdição de atividade, no caso de pessoa jurídica”.

O texto ainda destaca que “em que pese não haver previsão expressa de regulamentação na referida lei, já estão sendo ouvidos os órgãos técnicos competentes do município para eventual edição de decreto, visando pormenorizar as disposições contidas na referida norma e viabilizar, na íntegra, a sua aplicabilidade. Em virtude dos recentes e reiterados descumprimentos, a Prefeitura de Jundiaí avaliará novas ações a serem realizadas. A população que sentir-se incomodada com a soltura de fogos deve ligar para a Guarda Municipal no telefone 153”.

Adiados

O projeto de lei complementar que trata do pagamento de recompensa para quem denunciar autores de crime de queimada no município foi adiado para 8 de setembro deste ano. O pedido, feito pelo vereador Edicarlos Vieira (PP) – responsável pela proposta – teve como justificativa a discussão da matéria com ambientalistas da cidade.

Outro projeto adiado foi o da microchipagem, que vai aguardar a chegada de uma proposta do Executivo a respeito do tema.

Eleições 2024

Conheça Mariana Janeiro: 1ª mulher preta eleita vereadora em Jundiaí

O Tribuna de Jundiaí preparou matérias exclusivas com vereadores eleitos para 1º mandato na cidade. Nesta edição, conheça Mariana Janeiro.

Published

on

Mariana Janeiro é eleita vereadora em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nas eleições municipais deste ano em Jundiaí, a cidade elegeu 7 vereadores que, a partir de 2025, cumprirão seu primeiro mandato. De diferentes partidos e com distintas ideologias, essas sete pessoas, juntas dos outros 12 parlamentares eleitos, passarão os próximos quatro anos sendo vozes ativas na Câmara Municipal de Jundiaí, propondo ideias e fiscalizando a gestão municipal em prol dos…

Continue Reading

Eleições 2024

Reeleita em Jundiaí, Quézia faz história como vereadora mais votada da cidade

Para ela, o resultado é reflexo da mudança no comportamento dos eleitores. Saiba mais.

Published

on

Reeleita em Jundiaí, Quézia faz história como vereadora mais votada da cidade
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nascida e criada no tradicional bairro da Ponte São João, em Jundiaí, Quézia de Lucca fez história nas eleições de 2024 em Jundiaí. Com uma trajetória de dedicação à família, valores cristãos e uma carreira pública de sucesso, ela foi reeleita com o maior número de votos já registrado na cidade. Quézia atribui seu sucesso eleitoral a um trabalho intenso,…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli retoma ações de campanha para 2º turno com caminhada na região Sul

Acompanhados por suas famílias, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi seguirão percorrendo os bairros de Jundiaí nas próximas semanas.

Published

on

Gustavo Martinelli retoma ações de campanha para o segundo turno
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira (8), Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi, acompanhados de suas esposas e apoiadores, retomaram as atividades de campanha para o segundo turno com uma caminhada pela Vila Maringá. Durante a caminhada, Gustavo reforçou que conta com os eleitores do bairro novamente no dia 27 de outubro. “Eu cresci aqui na região Sul, é um lugar muito afetivo para mim.…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi retoma campanha no segundo turno e defende propostas para inclusão e família

Parimoschi conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado e do governador Tarcísio de Freitas, além de 15 dos 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura.

Published

on

Parimoschi retoma campanha no segundo turno
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

José Antonio Parimoschi, candidato à Prefeitura de Jundiaí, retomou sua campanha para o segundo turno após vitória no primeiro turno das eleições municipais, com 104.180 votos, correspondendo a 48,07% da preferência dos eleitores. Parimoschi conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado e do governador Tarcísio de Freitas, além de 15 dos 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura.…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: propaganda eleitoral do 2º turno já está permitida para retorno

A propaganda eleitoral poderá ser realizada até o dia 26 de outubro, véspera do 2º turno, o que possibilita uma extensão de campanha.

Published

on

TV, representando a propaganda eleitoral
Foto: Canva

A propaganda eleitoral para o 2º turno das eleições municipais está autorizada deste às 17h da última segunda-feira (7). Os eleitores de 52 municípios terão que voltar às urnas no dia 27 deste mês para eleger seus candidatos à prefeitura. Vale destacar que não há disputa de segundo turno para vereadores. Com o término do prazo de 24 horas após…

Continue Reading
Advertisement