Terreno público na região Leste de Jundiaí será vendido para gerar casas populares
Conecte-se conosco

Política

Terreno público na região Leste de Jundiaí será vendido para gerar casas populares

Alienação de área no Jundiaí-Mirim servirá para obtenção de parte dos recursos necessários à construção

Publicado

em

Atualizado há

Câmara Municipal Jundiaí
Votação do projeto foi feita na sessão desta terça (29) da Câmara Municipal (Foto: Reprodução/TV Câmara)

A construção de habitações populares em Jundiaí teve um novo capítulo registrado nesta terça (29), durante a sessão da Câmara Municipal. Os vereadores aprovaram o projeto de lei, assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), que determina 180 dias para reabertura de prazo destinado à lavratura de escritura pública voltada à doação de área municipal, localizada no Jundiaí-Mirim, à Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) – responsável pelos projetos habitacionais de interesse social.

De acordo com dados passados pelos vereadores, 20 mil pessoas em Jundiaí aguardam a oportunidade para ter casa própria. O terreno doado à Fumas, objeto da discussão dos parlamentares, é denominado Loteamento São Luiz. Com a doação, a fundação já anunciou que os lotes serão alienados, ou seja, vendidos a terceiros por meio de licitação.

A justificativa, segundo nota da Prefeitura, é de que não há possibilidade de executar projetos habitacionais diretamente no terreno em questão, por conta das “características” da área.

“Os recursos da alienação serão revertidos ao Fundo Municipal de Habitação para utilização em projetos habitacionais. A Fundação acrescenta que tem cerca de 1.200 unidades habitacionais com projetos e novas áreas aprovadas junto à Prefeitura de Jundiaí”, comentou, em outro trecho da nota.

Prioridade

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, recentemente, o prefeito Luiz Fernando destacou que o plano habitacional é uma das prioridades neste segundo mandato. “Este é outro ponto fundamental para nós, aqui, refletirmos o quanto é necessário melhorar, exatamente em relação ao plano habitacional da cidade. Jundiaí é uma cidade muito cara, o valor de um terreno aqui é pelo menos 40% mais caro do que de qualquer cidade da região. Isso faz com que, na habitação, só consigamos maturar algum projeto junto com o Governo do Estado e o Governo Federal”, comentou, na ocasião.

O governo municipal lembrou no comunicado que há necessidade de recursos vindos das esferas estadual e federal para execução das ações habitacionais de interesse social. “Cabe observar que todos esses projetos voltados para famílias de baixa renda dependem dos programas do Estado e da União e, constantemente, é solicitada a inclusão deles nos programas da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), além dos programas Nossa Casa, do Governo de Estado, e Casa Verde Amarela, do Governo Federal”.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade