Connect with us

Bem-estar

‘A vida diante dos olhos’: estudo descobre o que acontece no cérebro humano antes da morte

O estudo sugere que o cérebro pode permanecer ativo e coordenado durante e após a transição para a morte.

Published

on

Atualizado há

Tela de monitor com imagem de cérebro
Foto: DCStudio/Freepik

Um grupo de neurocientistas descobriu, analisando a morte de um paciente de 87 anos por ataque cardíaco, o que acontece com o cérebro humano antes da morte. De acordo com o estudo, nos momentos finais da vida, nosso cérebro resgata lembranças da vida.

O estudo publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience revelou que os padrões de ondas rítmicas do cérebro antes da morte são semelhantes às que são registradas durante o sono ou a meditação.

Para observar esses padrões, os médicos utilizaram um eletroencefalografia contínua (EEG), utilizado para analisar convulsões e tratar pacientes com epilepsia. No entanto, durante o processo, o idoso que passava pelo estudo teve um ataque cardíaco e faleceu. Isso permitiu que os cientistas registrassem pela primeira vez a atividade cerebral humana momentos antes da morte.

Flashbacks de memória

Ajmal Zemmar, neurocirurgião da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, é um dos organizadores do estudo. Segundo ele, o estudo mediu 900 segundos de atividade cerebral na hora da morte. Dessa forma, os pesquisadores focaram no que aconteceu nos 30 segundos antes e depois da hora exata em que o coração parou de bater.

“Pouco antes e depois que o coração parou de funcionar, vimos mudanças em uma faixa específica de oscilações neurais, as chamadas oscilações gama, mas também em outras, como oscilações delta, teta, alfa e beta” explicou Ajmal.

Essas oscilações cerebrais (ou ondas cerebrais) são padrões de atividade cerebral rítmica. As oscilações gama, por exemplo, tem funções como concentração, sonho, meditação e recuperação da memória.

“O cérebro pode estar reproduzindo uma última lembrança de eventos importantes da vida pouco antes de morrermos, semelhantes aos relatados em experiências de quase morte”, explicou o médico.

A princípio, os cientistas fizeram a descoberta com apenas um experimento, que analisou o cérebro de um único paciente. No entanto, Zemmar e os outros pesquisadores realizar outros estudos para investigar mais casos.

Bem-estar

Sinais de que seu filho precisa de terapia e como a psicoterapia pode ajudar

A psicoterapia desempenha um papel essencial no bem-estar emocional e psicológico de crianças e adolescentes. Saiba como identificar quando buscar ajuda profissional e os benefícios desse acompanhamento.

Published

on

Durante o desenvolvimento infantil e juvenil, ocorrem diversas mudanças físicas, emocionais e sociais que podem gerar desafios significativos. A terapia oferece um espaço seguro para que crianças e adolescentes expressem seus sentimentos, processem experiências e desenvolvam habilidades de enfrentamento. Benefícios da psicoterapia A psicoterapia pode proporcionar várias vantagens para o desenvolvimento emocional e social dos jovens. Um dos principais benefícios…

Continue Reading

Bem-estar

Pressão social e saúde Mental: o peso invisível que as mulheres carregam

No Dia da Mulher, a psicóloga Laís das Dores Cunha, alerta que é preciso desconstruir a ideia de que a mulher deve dar conta de tudo sozinha.

Published

on

No Dia Internacional da Mulher, é fundamental discutir as expectativas impostas às mulheres e o impacto dessas cobranças na saúde mental e emocional. A psicóloga Laís das Dores Cunha alerta que, apesar de serem frequentemente vistas como símbolos de força e resiliência, as mulheres enfrentam uma carga excessiva de responsabilidades que pode comprometer seu bem-estar. Segundo Laís, as mulheres ainda…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo