Jundiaí: pequenos aprendem sobre higiene bucal nas escolas com vídeos divertidos
Connect with us

Bem-estar

Jundiaí: pequenos aprendem sobre higiene bucal nas escolas com vídeos divertidos

Programa Saúde na Escola leva informação para as crianças das EMEBs de Jundiaí de forma lúdica e com fantoches.

Published

on

Atualizado há

Crianças e professora em sala de aula assistindo vídeo em TV
Os vídeos sobre saúde bucal são disponibilizados para todas as escolas municipais da cidade e no Youtube (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O projeto de Saúde na Escola, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, segue gerando conteúdo educativo para as crianças das EMEBs da cidade, ensinando os pequenos sobre saúde e higiene bucal.

No último vídeo, disponibilizado para todas as escolas municipais, a odontóloga e articuladora do programa, Veronica de Oliveira Pinto, contou com a ajuda dos fantoches Tiago e do Tigrão para explicar às crianças sobre como fazer a escovação correta dos dentes. O formato educacional, mais lúdico e divertido, foi aprovada pelos alunos.

Os alunos de 4 anos de idade, da EMEB Professora Patrícia Pires, assistiram ao vídeo e depois contaram o que aprenderam. Arthur Miguel do Carmo Ruman contou que aprendeu que não pode comer muito doce “ou as bactérias vão fazer um furinho no dente”, explico.

A amiga de Arthur, Giovanna Tavares Boregas, complementou que “o furinho é a cárie e quem cuida dela é a dentista, igual à Verônica do vídeo.”

Arthur e Giovana aprenderam a fazer a escovação dentária correta (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A professora do G4 da EMEB Patrícia Pires, Célia Regina Mazzini Gallego também reforça que o vídeo ajuda no entendimento das crianças.

“Trabalhar de maneira mais lúdica e a simular a escovação ajuda na aprendizagem, utilizamos vídeos, simulações, leitura e jogos simbólicos que ajudam na prática diária. Além disso, reforçamos a importância da higienização bucal com reflexão dos pais e famílias sobre a importância da alimentação mais saudável e rotina de bons hábitos”, explicou.

Esse e outros vídeos fazem parte das ações educativas do Programa Saúde da Escola, que foi criado no segundo semestre de 2020, com a suspensão das aulas presenciais e das atividades de Saúde Bucal nas escolas, devido a pandemia da Covid19.

A alternativa serviu para continuar com a dinâmica dos profissionais que se preocuparam com a saúde bucal das crianças que, reclusas em casas, aumentaram o consumo de alimentos industrializados e diminuíram a escovação dentária.

“Ainda não retornamos as visitas às escolas, mas trabalhamos com vídeos que podem ser assistidos pelas famílias. O objetivo é motivar as famílias para os cuidados com a sua saúde bucal. O espaço escolar é muito rico e importante para que as crianças criem bons hábitos como o de escovar os dentes”, comenta a odontóloga Verônica. O conteúdo também é disponibilizado no Youtube.

Além do conteúdo lúdico, a UGPS também entrega escovas de dente para todos os alunos da rede municipal de ensino de Jundiaí.

Bem-estar

Descubra o poder dos exercícios no combate à dor no ciático

O professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, recomenda exercícios de fortalecimento e alongamentos para alívio da dor no ciático. Confira.

Published

on

Dor no ciático
Foto: Canva

A "dor no ciático" - também conhecida como ciatalgia - é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Causada pela compressão do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, essa dor pode ser excruciante, irradiando da parte inferior das costas pela nádega e perna, podendo chegar até os pés. Felizmente, além de tratamentos médicos…

Continue Reading

Bem-estar

Proteína: 7 perguntas e respostas para garantir um consumo adequado

Diante da maior oferta de produtos enriquecidos com o nutriente, veja quais são os riscos de exceder na quantidade ingerida diariamente.

Artigo por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein.

Published

on

Mulher preparando bebida de proteína
Foto: Canva

Passeie pelos corredores de um supermercado e certamente verá uma grande variedade de alimentos com alto teor de proteína. Do iogurte ao suco, passando por biscoitos, pães, salgadinhos de ervilhas e afins, há diversas opções disponíveis para aqueles que buscam praticidade aliada à promessa de um bom aporte proteico. Na última década, o mercado brasileiro vem observando uma oferta cada…

Continue Reading

Bem-estar

‘Jogo do tigrinho’: conheça os principais sinais e como é o tratamento do vício em jogos

A prática, que pode parecer inofensiva à primeira vista, é capaz de gerar graves consequências emocionais, financeiras e sociais.

Published

on

Reprodução do Jogo do Tigrinho em celular
Confira casos de pessoas que perderam tudo com jogos de aposta online (Foto: Reprodução/SSP)

O vício em jogos, especialmente em plataformas online - como o "jogo do tigrinho" -, tem se tornado uma problemática cada vez mais comum, afetando indivíduos de todas as idades e classes sociais. Essa prática, que pode parecer inofensiva à primeira vista, esconde um esquema fraudulento e altamente viciante, capaz de gerar graves consequências emocionais, financeiras e sociais. Desde 2018,…

Continue Reading

Bem-estar

Consumo de álcool mata 2,6 milhões de pessoas todo ano, alerta OMS

O número de mortes decorrentes do consumo de álcool é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta.

Published

on

Consumo de álcool mata mais de 2 milhões por ano
Foto: Canva

O consumo de álcool representa um problema de saúde pública de grande escala, com 2,6 milhões de mortes anuais no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta. Mortes por consumo de álcool De acordo com a OMS, a maioria das mortes por consumo de álcool ocorre na Europa…

Continue Reading

Bem-estar

Treino de pernas: confira o guia completo com os melhores exercícios

O professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica, explica porquê treinar pernas, frequência ideal de treinos e dicas de exercícios. Saiba mais.

Published

on

Treino de pernas
Foto: Canva

"Negligenciar o treino de pernas é como construir uma casa sem alicerces", afirma o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica. Pular o treino de pernas é um erro comum, mas com consequências sérias. Mais do que definir músculos por motivo estético, fortalecer as pernas é crucial para a saúde geral, mobilidade e desempenho em diversas atividades. Neste guia, o…

Continue Reading