Saúde Bucal: higienização em dia é fundamental
Connect with us

Bem-estar

Saúde Bucal: higienização em dia é fundamental

Confira dicas de como manter a saúde bucal em dia.

Published

on

Juliana faz a escovação da filha Manuela após todas as refeições
Juliana faz a escovação da filha Manuela após todas as refeições - Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

A pandemia trouxe novos hábitos para as famílias, principalmente para as crianças que estão no ensino à distância e os pais em home office. Pode fazer parte da nova rotina, a alimentação em horários intermediários, com a escovação dos dentes em seguida

A Assessora Técnica de Saúde Bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Luciane Yurika Koga Usami, lembra que o correto é fazer a escovação dos dentes após cada refeição. “É importante salientar que a higienização da boca deve ser realizada mesmo após as refeições intermediárias e, principalmente, de doces”, comenta.

A escova, de acordo com a especialista, deve estar numa posição de 45º em relação ao arco superior e ao inferior. A escovação deve ser feita separadamente em cada arco e o fio dental deve entrar entre o dente e a gengiva para a limpeza correta. “Cada um – escova e fio dental – atinge uma região diferente e por isso devem ser utilizados conjuntamente”, explica Luciane.

Tanto para adultos como em crianças é preciso ficar alerta ao sangramento gengival durante a escovação, pois é indicação de inflamação “Não é o fio dental ou a escova que causam esse sangramento. Nesses casos, reforce a escovação e, caso não apresente melhora, um profissional deve ser consultado”, orienta a Assessora Técnica.

Escovação em bebês e crianças

Para os bebês com até dois anos, mesmo enquanto o aleitamento materno é exclusivo, a sugestão é que a higienização bucal seja realizada. A sugestão é colocar a criança deitada no colo ou debruçar sobre o bebê, utilizar uma fraldinha de pano, água filtrada e fazer a limpeza nas gengivas e boca.

Para os pequenos que já sentam no cadeirão, pode-se aproveitar o momento logo após a refeição. “Quando aparece o primeiro dentinho já pode iniciar a escova de dentes e pasta, mas é preciso ficar atento à quantidade do produto, pois o bebê ainda não sabe cuspir”, explica a cirurgiã-dentista do ambulatório de Odontologia Complementar da atenção básica e membro da UGPS no Grupo de Trabalho – Criança na Cidade e no Primeiríssima Infância, Gerusa Moura.

E com as crianças a partir de dois anos, a escovação é mais uma oportunidade para trabalhar a autonomia, aprimorar a coordenação motora fina, o foco, a concentração, a sensação de auto pertencimento, de lateralidade e de localização espacial.

A manicure Juliana Marques conta que a filha Manuela, de 2 anos e seis meses, faz a escovação correta após todas as refeições. “Ela gosta muito de escovar os dentes. A higienização é realizada inclusive quando oferecemos algum alimento ou doce nos intervalos. Seguimos todas as orientações da dentista dela, mas, desde que iniciou a pandemia, fazemos a troca da escova de dentes a cada dois meses e não três como sugerido. Usamos o creme dental especial para crianças, com flúor para proteger contra cáries e bactérias. Além disso, a Manuela usa fio dental diariamente, mesmo não gostando muito”, explica.

Bem-estar

Descubra o poder dos exercícios no combate à dor no ciático

O professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, recomenda exercícios de fortalecimento e alongamentos para alívio da dor no ciático. Confira.

Published

on

Dor no ciático
Foto: Canva

A "dor no ciático" - também conhecida como ciatalgia - é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Causada pela compressão do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, essa dor pode ser excruciante, irradiando da parte inferior das costas pela nádega e perna, podendo chegar até os pés. Felizmente, além de tratamentos médicos…

Continue Reading

Bem-estar

Proteína: 7 perguntas e respostas para garantir um consumo adequado

Diante da maior oferta de produtos enriquecidos com o nutriente, veja quais são os riscos de exceder na quantidade ingerida diariamente.

Artigo por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein.

Published

on

Mulher preparando bebida de proteína
Foto: Canva

Passeie pelos corredores de um supermercado e certamente verá uma grande variedade de alimentos com alto teor de proteína. Do iogurte ao suco, passando por biscoitos, pães, salgadinhos de ervilhas e afins, há diversas opções disponíveis para aqueles que buscam praticidade aliada à promessa de um bom aporte proteico. Na última década, o mercado brasileiro vem observando uma oferta cada…

Continue Reading

Bem-estar

‘Jogo do tigrinho’: conheça os principais sinais e como é o tratamento do vício em jogos

A prática, que pode parecer inofensiva à primeira vista, é capaz de gerar graves consequências emocionais, financeiras e sociais.

Published

on

Reprodução do Jogo do Tigrinho em celular
Confira casos de pessoas que perderam tudo com jogos de aposta online (Foto: Reprodução/SSP)

O vício em jogos, especialmente em plataformas online - como o "jogo do tigrinho" -, tem se tornado uma problemática cada vez mais comum, afetando indivíduos de todas as idades e classes sociais. Essa prática, que pode parecer inofensiva à primeira vista, esconde um esquema fraudulento e altamente viciante, capaz de gerar graves consequências emocionais, financeiras e sociais. Desde 2018,…

Continue Reading

Bem-estar

Consumo de álcool mata 2,6 milhões de pessoas todo ano, alerta OMS

O número de mortes decorrentes do consumo de álcool é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta.

Published

on

Consumo de álcool mata mais de 2 milhões por ano
Foto: Canva

O consumo de álcool representa um problema de saúde pública de grande escala, com 2,6 milhões de mortes anuais no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta. Mortes por consumo de álcool De acordo com a OMS, a maioria das mortes por consumo de álcool ocorre na Europa…

Continue Reading

Bem-estar

Treino de pernas: confira o guia completo com os melhores exercícios

O professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica, explica porquê treinar pernas, frequência ideal de treinos e dicas de exercícios. Saiba mais.

Published

on

Treino de pernas
Foto: Canva

"Negligenciar o treino de pernas é como construir uma casa sem alicerces", afirma o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica. Pular o treino de pernas é um erro comum, mas com consequências sérias. Mais do que definir músculos por motivo estético, fortalecer as pernas é crucial para a saúde geral, mobilidade e desempenho em diversas atividades. Neste guia, o…

Continue Reading