Dentista do São Vicente alerta sobre cuidados com a higiene bucal e prevenção de doenças
Connect with us

Bem-estar

Dentista do São Vicente alerta sobre cuidados com a higiene bucal e prevenção de doenças

Dr. Alberto Nogueira Aleixo, cirurgião dentista, orienta a população sobre saúde bucal. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Médico cirurgião dentista do Hospital São Vicente, em Jundiaí
No Mês da Saúde Bucal, o Hospital São Vicente preparou ações de informação e conscientização sobre o tema para a população (Foto: Divulgação/Hospital São Vicente)

A higienização correta de cada parte corpo humano é a principal forma de prevenção para doenças e infecções, e a saúde bucal necessita de atenção e cuidados minuciosos. Esses cuidados diminuem o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários, além da proliferação de bactérias para outros órgãos, comprometendo a saúde geral do organismo.

Neste mês de conscientização da importância da Saúde Bucal em todo o mundo, o Hospital São Vicente de Paulo convocou o cirurgião dentista Dr. Alberto Nogueira Aleixo para compartilhar informações e dicas importantes para a população.

Odontologia no São Vicente

A equipe do Hospital São Vicente é composta por seis cirurgiões dentistas bucomaxilofaciais que atendem casos de urgência e emergência no Pronto Atendimento Central. Além disso, a equipe tem três profissionais que atuam no Ambulatório de Especialidades. Estes prestam assistência para casos eletivos e mais complexos, como fraturas, extrações em centro cirúrgico e pacientes oncológicos. No PA Central, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Aos finais de semana, os profissionais permanecem disponíveis à distância para emergências.

O Dr. Alberto conta um pouco da rotina na unidade. “Nós fazemos avaliação para os pacientes de todas as especialidades do hospital para eliminarmos focos infecciosos. No PA, que é o nosso local de trabalho diário, atendemos todos os pacientes que sofreram algum trauma, seja em acidentes, quedas, agressões, inclusive os que dão entrada pelo Pronto Socorro do HSV. Prestamos o primeiro atendimento, internamos, se necessário, ou encaminhamos para o Ambulatório. De maneira geral, recebemos pacientes com traumas de toda a região do conglomerado de Jundiaí. No dia a dia do PA, a média de atendimento diária é de 50 pacientes, com diminuição do fluxo nos finais de semana. Com a variação, a média mensal fica em torno de 1.200 pacientes. A grande maioria vem, infelizmente, para fazer a remoção de dentes destruídos por cáries e abscessos”.

Causas e Prevenção

De acordo com o especialista, dentes estragados são focos constantes de infecções, formando abscessos. Esses, por sua vez, podem evoluir para celulites e até para uma Angina de Ludwig, infecção bacteriana que afeta o assoalho da mandíbula do paciente e seu pescoço fazendo com que ele necessite de cuidados médicos imediatos para que as bactérias não atinjam sua corrente sanguínea e se espalhem por outros pontos de seu corpo.

“Neste caso, o paciente começa a ter uma grande dificuldade para deglutir e respirar, tendo que, na maioria das vezes, ir para o Centro Cirúrgico fazer drenagem desse liquido, que chamamos de pus. Um simples dente estragado pode causar tudo isso, mesmo sem doer”, conta Dr. Alberto.

Assim, o principal meio de prevenção é a limpeza integral da cavidade bucal. Segundo o médico, deve-se escovar os dentes três vezes ao dia, no mínimo, passar fio dental e utilizar enxaguantes bucais. Além disso, a visita periódica ao profissional também é essencial para manutenção dos cuidados.

“Se todos cuidassem dos dentes pelo menos regularmente, passando por consulta de 6 em 6 meses, teríamos 80% da população com dentes melhores, saudáveis, porque o esmalte dentário é um dos elementos mais fortes e resistentes do corpo humano. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação”, esclarece.

Saúde bucal infantil e sênior

“Temos que ter a consciência de que precisamos ajudar as crianças a higienizar os dentes até que eles sejam capazes de cuidar sozinhos, por volta dos 12 anos. Quanto aos idosos, temos que entender que os dentes envelhecem, a articulação temporomandibular (ATM) fica mais dolorida, com mais facilidade de inflamar. Nessas situações, temos que mudar os hábitos alimentares, ingerir alimentos mais moles e mais saudáveis para não corrermos o risco de termos dentes fraturados”.

Tratamentos

Os tratamentos são específicos para cada caso. Mas, na maioria das vezes, existe uma solução para recuperar um dente ou uma arcada dentária completa. “Infelizmente, muitas pessoas não possuem condições de arcar com um tratamento mais especializado. Portanto, o ideal é cuidarmos dos nossos dentes para não precisarmos de tratamentos mais onerosos. Cuidando e preservando os dentes sadios, teremos uma infância sem dor, sem traumas e, na velhice, não precisaremos usar próteses ou ficar com falhas na boca. Essa é a principal dica para todos”, finaliza o profissional.

Bem-estar

Descubra o poder dos exercícios no combate à dor no ciático

O professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, recomenda exercícios de fortalecimento e alongamentos para alívio da dor no ciático. Confira.

Published

on

Dor no ciático
Foto: Canva

A "dor no ciático" - também conhecida como ciatalgia - é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Causada pela compressão do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, essa dor pode ser excruciante, irradiando da parte inferior das costas pela nádega e perna, podendo chegar até os pés. Felizmente, além de tratamentos médicos…

Continue Reading

Bem-estar

Proteína: 7 perguntas e respostas para garantir um consumo adequado

Diante da maior oferta de produtos enriquecidos com o nutriente, veja quais são os riscos de exceder na quantidade ingerida diariamente.

Artigo por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein.

Published

on

Mulher preparando bebida de proteína
Foto: Canva

Passeie pelos corredores de um supermercado e certamente verá uma grande variedade de alimentos com alto teor de proteína. Do iogurte ao suco, passando por biscoitos, pães, salgadinhos de ervilhas e afins, há diversas opções disponíveis para aqueles que buscam praticidade aliada à promessa de um bom aporte proteico. Na última década, o mercado brasileiro vem observando uma oferta cada…

Continue Reading

Bem-estar

‘Jogo do tigrinho’: conheça os principais sinais e como é o tratamento do vício em jogos

A prática, que pode parecer inofensiva à primeira vista, é capaz de gerar graves consequências emocionais, financeiras e sociais.

Published

on

Reprodução do Jogo do Tigrinho em celular
Confira casos de pessoas que perderam tudo com jogos de aposta online (Foto: Reprodução/SSP)

O vício em jogos, especialmente em plataformas online - como o "jogo do tigrinho" -, tem se tornado uma problemática cada vez mais comum, afetando indivíduos de todas as idades e classes sociais. Essa prática, que pode parecer inofensiva à primeira vista, esconde um esquema fraudulento e altamente viciante, capaz de gerar graves consequências emocionais, financeiras e sociais. Desde 2018,…

Continue Reading

Bem-estar

Consumo de álcool mata 2,6 milhões de pessoas todo ano, alerta OMS

O número de mortes decorrentes do consumo de álcool é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta.

Published

on

Consumo de álcool mata mais de 2 milhões por ano
Foto: Canva

O consumo de álcool representa um problema de saúde pública de grande escala, com 2,6 milhões de mortes anuais no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta. Mortes por consumo de álcool De acordo com a OMS, a maioria das mortes por consumo de álcool ocorre na Europa…

Continue Reading

Bem-estar

Treino de pernas: confira o guia completo com os melhores exercícios

O professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica, explica porquê treinar pernas, frequência ideal de treinos e dicas de exercícios. Saiba mais.

Published

on

Treino de pernas
Foto: Canva

"Negligenciar o treino de pernas é como construir uma casa sem alicerces", afirma o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica. Pular o treino de pernas é um erro comum, mas com consequências sérias. Mais do que definir músculos por motivo estético, fortalecer as pernas é crucial para a saúde geral, mobilidade e desempenho em diversas atividades. Neste guia, o…

Continue Reading