ACE Jundiaí pede conscientização de todos na retomada do comércio
Conecte-se conosco

Coronavírus

ACE Jundiaí pede conscientização de todos na retomada do comércio

Na quinta-feira (23) à noite, o prefeito Luiz Fernando Machado, adiantou o avanço de fase e os comércios reabriram timidamente já no dia seguinte

Publicado

em

Atualizado há

Comércio de Jundiaí volta a funcionar com restrições. (Foto: Tribuna de Jundiaí)
Comércio de Jundiaí voltou a funcionar, desde sexta (24), com restrições. (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Com o avanço para a fase laranja do Plano SP oficializado na região de Campinas, nesta sexta-feira (24), pelo governador, João Dória, o comércio não essencial começou a funcionar, com restrições em Jundiaí. Na quinta-feira (23) à noite, o prefeito Luiz Fernando Machado, adiantou o avanço de fase e os comércios reabriram timidamente já no dia seguinte.

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, alerta que a retomada deve ser feita com cautela e a população precisa apoiar o comerciante no cumprimento das regras e protocolos recomendados. 

“Não podemos nem queremos regredir de fase e ter de fechar o comércio novamente. Isso será muito ruim, por isso precisamos da colaboração de todos: ao sair de casa, use máscara, evite aglomerações em filas e ajude o comerciante na retomada consciente. Precisamos melhorar cada vez mais os índices da Covid-19 na cidade para avançarmos para a fase amarela, que libera salões de beleza, bares e restaurantes”, informou.

Pelo Decreto nº 29.150, da Prefeitura de Jundiaí, com os protocolos para a reabertura das atividades no município, ficam liberados para funcionar, ainda com restrições: imobiliárias, concessionárias e revendas de veículos e motocicletas, escritórios, comércio e shoppings. Em praças de alimentação, restaurantes e cafés de shoppings não será permitida a consumação no local, somente delivery e take away.

Todos os setores seguirão trabalhando com capacidade reduzida em 20%. Os horários de funcionamento determinados pela Prefeitura de Jundiaí são: Comércio de rua: das 9h30 às 15h30, de segunda a sábado. Shoppings: das 14h às 20h, de terça a domingo.

Uma das novidades no decreto é o protocolo específico para hipermercados, minimercados e supermercados, com determinação da lotação máxima do estabelecimento, considerando o parâmetro de um cliente por 15 m2 (quinze metros quadrados) para a área total de vendas, excluindo áreas de recebimento, armazenamento, estacionamento, entre outras, não destinadas à circulação de usuários. O protocolo recomenda ainda entrada de apenas uma pessoa por família para as compras.

No mesmo documento há um modelo de protocolo que deve ser preenchido para informar a capacidade do estabelecimento e apresentado à equipe da Vigilância Sanitária, que iniciará fiscalização para avaliar o controle de acesso nestes locais a partir de dez dias da publicação do Decreto.

‘Independência’ de Campinas

A retomada das atividades do comércio é uma reivindicação da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, que desde a determinação do Governo do Estado para novo fechamento, em 6 de julho, está em diálogo com a Prefeitura para defender o

. Atualmente, Jundiaí pertence ao Departamento Regional de Saúde 7 – Campinas.

Balanço da doença

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Jundiaí confirmou mais quatro mortes por Covid-19 e mais 168 casos positivos. A cidade contabiliza até agora 6.173 casos confirmados, 280 óbitos e 5.341 pacientes recuperados.

Apesar dos números de óbitos por Covid-19 na cidade, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), informa que Jundiaí vivencia a desaceleração no número de casos. 

“A média móvel dos últimos 7 dias foi de 85 casos, o que indica uma estabilização. Tivemos grande avanço em relação às altas hospitalares juntamente com significativa redução de internações, que deve encerrar a semana com redução de 27% no número de novas internações na comparação com o período até o momento vivido como pico da pandemia”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade