Aos 100 anos, idosa volta para casa após 17 dias internada com Covid19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Aos 100 anos, idosa volta para casa após 17 dias internada com Covid19

Helena ainda precisa usar um aparelho de oxigênio devido ao cansaço, mas se recupera em casa com o carinho da família.

Publicado

em

Idosa de 100 anos se recupera da Covid19
Segundo a neta, Helena era o 'xodózinho' da equipe do hospital (Foto: Arquivo Pessoal/Estela Pinheiro Machado)

Em uma folha de sulfite, uma mensagem aguardada ansiosamente pela família de Helena Tortorella Pinheiro Machado: a idosa, de 100 anos de idade, voltou para casa curada da Covid19 após 17 dias internada. Se recuperando, Helena ainda precisa de repouso por causa de sintomas pós-doença, como cansaço e falta de ar.

Mas, de acordo com os médicos, seu quadro de saúde é considerado bom. “Os médicos falaram que por ela ser muito ativa e lúcida, isso ajudou muito na internação dela”, explica a neta da moradora de Botucatu, Estela Pinheiro.

A família conta que os primeiros sintomas de Helena surgiram em março, quando a idosa apresentou febre, tosse e coriza. Assim, no dia 29 de março, precisou ser internada, já com dificuldade de respirar e febre alta. A neta conta que, nos dias que antecederam a internação, a avó estava na casa de seus pais, e recebendo atendimento da Central Coronavírus da cidade.

Além disso, a preocupação foi ficando maior à medida que os pulmões de Helena começaram a ficar comprometidos, e os médicos quase tiveram que a intubar, mas optaram por não seguir com o procedimento. “A equipe médica decidiu que o melhor era não intubar porque ela estava muito fragilizada e poderia não resistir ao procedimento. Os médicos perguntaram se meu pai concordava com a decisão e ele concordou”, conta Estela.

Helena comemora a vitória contra a Covid19 (Foto: Arquivo Pessoal/Estela Pinheiro Machado)

Adaptação

Após 15 dias da internação, era visível a melhora de Dona Helena, que se recuperou do estado grave da Covid19 e foi transferida para outro hospital onde aguardou por dois dias a chegada de um aparelho de oxigênio fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que a idosa precisará usar durante sua recuperação em casa.

No dia 15 de abril, recebeu a notícia de que estava indo para casa. Uma vitória para Helena e só alegria para a família. Agora, aos poucos, as sequelas da doença serão revertidas.

Helena sempre foi muito independente. Morava sozinha e era apenas monitorada por duas cuidadoras e pela família. Porém, agora precisa se adaptar à nova realidade, depois de ter sido infectada pelo vírus.
“Ela morava sozinha na casa dela e não queria sair de lá. Então, como ela era muito ativa, não queríamos tirar ela da sua casa. Por isso, meu pai passava o dia inteiro com ela, minha mãe ia a noite e as duas cuidadoras apenas acompanhavam”, conta a neta de Helena. Agora, os pais de Estela são os responsáveis por cuidar da idosa, 24 horas por dia.
Helena ainda não consegue ingerir alimentos sólidos e perdeu peso. Com grande parte do pulmão acometida pela doença, a idosa vai precisar do auxílio do oxigênio por tempo indeterminado e precisa retornar com o pneumologista.

“Minha avó sempre foi muito de cuidar de todo mundo da família, ela cuidou da irmã dela, que faleceu com 110 anos, até o último minuto da vida dela. A vó também ficou viúva muito cedo, meu pai tinha apenas 20 anos. Depois meu pai casou com minha mãe, vieram duas netas e ela ajudou a cuidar de mim e da minha irmã”.

Sucesso no hospital

Ao ser questionada pela família se havia se sentido solitária durante a internação, Helena contou que não, porquê os profissionais de saúde cuidaram muito bem dela. “Ela era o ‘xodózinho’. Eles chamavam ela de ‘nossa velhinha'”, conta Estela.

“Daqui pra frente a gente vai passar por isso vivendo um dia de cada vez. Desejo que minha vó continue tendo saúde. A recuperação dela foi uma grande oportunidade de vida e eu falei pra ela que mais de 389 mil famílias não tiveram essa oportunidade, ela tem consciência disso, foi uma graça alcançada”, conclui Estela ao G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade