Brasileiro toma vacina contra Covid-19 por drive-thru nos EUA: 'Reforço de segurança'
Conecte-se conosco

Coronavírus

Brasileiro toma vacina contra Covid-19 por drive-thru nos EUA: ‘Reforço de segurança’

A esposa de João Marcos aguarda o aniversário de 65 anos para receber a dose do imunizante.

Publicado

em

Atualizado há

Brasileiro é vacinado contra Covid-19 nos Estados Unidos em sistema drive-thru
Foto: Arquivo pessoal/João Marcos Silveira

Vivendo há dois anos em Orlando, nos Estados Unidos, o brasileiro de 66 anos, João Marcos Martins foi um dos moradores que receberam a primeira dose da vacina para Covid-19 no país. Nascido em Bauru, no interior de São Paulo, o aposentado conseguiu agendar a vacinação e ser imunizado ainda em 2020.

De acordo com João Marcos, ele e a esposa se mudaram para o país norte-americano para estudar a língua inglesa e ajudar o genro na administração de uma igreja.

João recebeu a notícia de que poderia agendar a aplicação da primeira dose da vacina, já que tem mais de 65 anos. Ele contou que, antes disso, os profissionais da saúde e os idosos de casas de repouso já tinham começado a ser imunizados.

“Eu peguei essa segunda fase que foi aberta a partir de segunda-feira (28), dos idosos. Me cadastrei no site, respondi muitas perguntas que eles fazem, isentando os fabricantes e todo mundo de quaisquer problemas, mas aí já fiz o cadastro e agendei para o dia seguinte”, lembra João Marcos.

O brasileiro recebeu a vacina da Moderna, aprovada nos Estados Unidos no dia 19 de dezembro, com a distribuição no dia seguinte. Mas antes disso, a vacina da farmacêutica Pfizer já tinha sido aprovada em 13 de dezembro e começou a ser aplicada no dia 14, no país.

Sistema de vacinação Drive Thru

No dia 29 de dezembro, João Marcos foi de carro até um dos centros de convenções da cidade e ficou por cerca de quatro horas esperando ser imunizado. Sua esposa, Miriam Silveira, ainda precisa esperar seu aniversário de 65 anos, no dia 19 de janeiro, para pode agendar a vacinação.

“Eu abri a porta do carro, respondi mais algumas perguntas, se estava com febre, se tinha alguma coisa, tudo normal, aí o enfermeiro veio, aplicou a vacina e pediram para ficar no outro estacionamento por pelo menos 15 minutos para ver se tinha reação”, explica o brasileiro.

De acordo com João Marcos, funcionários com placas orientavam as pessoas na entrada e saída do centro de convenção. Além disso, carros da polícia e ambulâncias também estavam no local.
“Já tenho o agendamento para o dia 26 de janeiro para a segunda dose. Não tive nenhuma reação adversa, nada, nada. Estou me sentindo o mesmo João Marcos”, brinca.
João Marcos e Miriam, de Bauru (SP), moram nos EUA há dois anos

João Marcos e Miriam, de Bauru (SP), moram nos EUA há dois anos — Foto: Arquivo pessoal

Segundo ele, as lojas e restaurantes em Orlando estão funcionando normalmente, assim como os parques de diversão. No entanto, sempre com o uso de máscaras, álcool em gel e limite de pessoas.

Mas, mesmo já tendo sido imunizado, João reforça que não irá parar de seguir as medidas de prevenção, e nem irá visitar a família no Brasil.

“Não vou poder liberar geral não. O pessoal comenta que é 70% de imunização, então eu vou continuar usando máscara normalmente, lavando as mãos, passando álcool em gel sem problema nenhum, isso é só um reforço de segurança”, afirma.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade