Cientistas alertam para nova variante da Covid-19 na Europa
Conecte-se conosco

Coronavírus

Cientistas alertam para nova variante da Covid-19 na Europa

A nova cepa do vírus é a responsável por grande parte dos novos casos no continente.

Publicado

em

Uma equipe internacional de cientistas identificou uma nova variante da Covid-19, que surgiu entre trabalhadores no nordeste da Espanha, em junho. Atualmente, a Europa sofre com a segunda onda de infecção do coronavírus em vários países.

A nova cepa se espalhou de forma rápida por toda Europa e agora é a responsável pela maioria dos novos casos registrados no continente. Agora, os cientistas que rastreiam o vírus através das mutações genéticas, descreveram a disseminação da nova variante em uma publicação desta quinta-feira (29).

De acordo com as análises dos pesquisadores, a nova cepa representa aproximadamente 90% dos novos casos de infecção da Espanha. Além disso, ela também provocou de 40% a 70% dos novos casos na Irlanda, Reino Unido e Suíça no mês de setembro. A variante é ainda prevalente na Letônia, Noruega, França e Holanda.

O estudo sugere que os turistas que voltaram de férias da Espanha tiveram um papel fundamental na disseminação do vírus pela Europa. Assim, a possibilidade levanta questões sobre a segunda onda de contágio, e se esta poderia ter sido menor com uma triagem melhor nos aeroportos e outros centros de transporte.

No entanto, as pesquisas não ligaram a nova cepa como a causadora da segunda onda da Covid-19 no continente. O estudo sobre a variante tem pendente a revisão de cientistas independentes.

O rastreio até o local de origem de cada variante do vírus é possível porque cada uma tem sua própria assinatura genética. Os cientistas da Suíça e Espanha estudam essa nova cepa para examinar seu comportamento e letalidade em comparação às outras. Mas, até o momento, não foi publicada nenhuma conclusão sobre o tema no estudo.

Mutação da variante

Emma Hodcroft, geneticista da Universidade de Basileia (Suíça) e líder do estudo, disse que ainda não há nenhuma evidência sobre a relação da rápida propagação da variante com o aumento da transmissão ou resultado clínico.

Porém, a cientista destacou que a 20A.EU1 (nome dado à nova variante) é diferente de qualquer versão do coronavírus que ela tenha encontrado antes. São observadas seis diferenças desta em relação às outras.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Fernando Spilki, não há evidências de que as vacinas em desenvolvimento tenham dificuldade na imunização contra a nova variante.

“Muito provavelmente as vacinas darão conta de uma ampla variação de linhagens do vírus. Mas um dos fatores importantes de fazer estudos de sequenciamento dos genomas é observar se, na presença da vacina, teremos vírus que vão circular melhor ou pior. Mas por enquanto não existe ainda um motivo de alerta em relação a isso.”

Spilki garantiu que essa nova cepa ainda não foi identificada no Brasil, mas há chances dela chegar, assim como as outras variantes que circulam pelo país.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade